De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Motores

Toyota Yaris GRMN: um automóvel para nos tirar do sério

O Toyota Yaris GRMN é automóvel para nos tirar do sério, não só pelo aspeto exterior, mas pelo facto de ser diferente do que seria de esperar.

A Gazoo Racing pegou no Toyota Yaris, que é um utilitário sereno, comedido, fiável e pouco prazeroso de conduzir, e transformou-o num dos utilitários desportivos que mais gostámos de conduzir.

Em todas as áreas o Toyota Yaris evoluiu para melhor nesta versão GRMN, oferecendo um sorriso a quem o conduz e um ar de “espanto” a quem o vê passar.

Em termos de estética é fácil distinguir o Toyota Yaris GRMN de um Toyota Yaris convencional. Olhamos para ele e os gráficos vermelhos e pretos (cores da Gazoo Racing) no capô, portas e parachoques traseiro, não enganam, concedendo ao utilitário nipónico um estilo “racing car”, que se torna mais vincado quando olhamos para o spoiler generoso na traseira, a altura ao solo reduzida, a grelha preta de grandes dimensões e para as jantes raiadas pretas de 17 polegadas BBS envolvidas em pneus 205/45. O difusor traseiro e o escape ao centro ajudam também a acentuar o estilo desportivo e dinâmico deste Toyota Yaris GRMN.

É fácil ficar deslumbrado com o interior do Toyota Yaris GRMN. Assim que entramos as alterações face a um Toyota Yaris normal são bastante notáveis e como seria de esperar envolvem-nos muito mais no ambiente dos desportivos e do prazer da condução. O interior é todo preto (forro do tejadilho incluído). Temos pedais em alumínio, um volante mais desportivo em pele com a marca do centro a vermelho e badge “GR”, temos duas baquets em Alcantara com bordados “GR” e pesponto azul e vermelho e ainda um painel de instrumentos diferente com vermelhos e brancos logo “GR” e uma velocidade de ponta bem maior do que aquela que aparece nos modelos Yaris convencionais. Até o botão de ignição adota um estilo mais desportivo com os dizeres “GR Start&Stop”. A maneta da caixa de velocidade é em metal.

O sistema de navegação e multimédia é de fácil utilização e tem boa imagem, por vezes é um pouco lento, mas nada que aflija. Está preparado para Android Auto e Apple CarPlay e tem uma série de aplicações interessantes como o registo dos consumos de combustível por exemplo. Já o computador de bordo é extremamente completo, fornecendo informação necessária e menos necessária, dados de consumos e viagem, multimédia, ajudas à condução, entre outros.

O espaço a bordo vê-se algo “prejudicado” pelas assentos desportivos, principalmente a quem circula nos lugares traseiros. Também o acesso não é o mais simples, mas isso é habitual em utilitários de três portas. O espaço na bagageira é igual ao do Toyota Yaris convencional, pelo que temos 286 litros de capacidade, não estando perto das maiores bagageiras do segmento.

No lugar do condutor, o volante tem uma pega agradável, assentos que nos seguram na perfeição e uma posição de condução melhorada face ao Yaris convencional. Continua a faltar a regulação da coluna de direção em profundidade. Ainda assim é fácil sentirmo-nos bem ao volante do Toyota Yaris GRMN.

O tacto ao pedal do travão é agradável, a embraiagem é “rija” o que nos aumenta a sensação de estar a guiar um desportivo, a caixa manual de 6 velocidades envia a potência para as rodas dianteiras, é bem escalonada e é agradável de manusear.

Os pedais podiam estar mais alinhados para facilitar o “ponta-tacão”. Na travagem com o pé esquerdo o Toyota Yaris GRMN não corta a injecção, o que permite inserções e saídas de curva ainda mais entusiasmantes. A direção e a suspensão tiveram também um trabalho formidável por parte da Gazoo Racing.

Qualquer semelhança com o Yaris convencional é pura ilusão, a direção é mais pesada, direta e comunicativa. A suspensão é muito firme o que melhora significativamente o comportamento em curva. Neste campo o Yaris sofreu algumas alterações como a implementação de uma barra adicional nas torres da suspensão dianteira. Na travagem temos pinças de travão com dois êmbolos na dianteira e discos ranhurados, embora tenham acusado alguma fadiga após algumas abordagens mais empenhadas, tal facto pode dever-se a desgaste do material.

O diferencial Torsen ajuda o Toyota Yaris GRMN a ser a assertivo na altura de colocar a potência no chão e nunca pensámos que o Toyota Yaris tivesse um chassi tão competente.

Esmagamos o pedal do acelerador até às 7000rpm e o escape oferece uma melodia incansável que proporciona arrepios na espinha e sorrisos de orelha a orelha. Travamos forte, reduzimos duas velocidades, inserimos o Toyota Yaris GRMN numa curva e voltamos a esmagar o pedal do acelerador, enquanto a tracção está sempre lá, devido ao autoblocante.

A condução é entusiasmante mas não por isso muito exigente. Qualquer pessoa conduz o Toyota Yaris GRMN de forma empenhada, sem grande sustos ou jogos de condução. É um automóvel muito equilibrado, prazeroso e digno da excelência, ou não teria sido desenvolvido pelos melhores pilotos e engenheiros da Gazoo Racing em torno do mítico circuito de Nürburgring, onde foram realizadas mais de 100 voltas e vários quilómetros em estradas à volta do circuito, onde foram limando arestas e ajustando minuciosamente todos os pormenores.

Ao contrário da maioria dos utilitários desportivos, a Toyota abdicou de um motor turbo e ofereceu ao Yaris GRMN um 1.8 litros de 4 cilindros com compressor e 212cv de potência às 6800rpm e 249Nm de binário às 5000rpm.

Este motor é redondo e mais prazeroso que qualquer motor sobrealimentado do mesmo segmento, consta-se que os mapas do motor foram feitos na Lotus e que o bloco é exatamente o mesmo que equipa o Lotus Elise. Seria de esperar que a receita fosse extremamente agradável, e é! Temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 6,4 segundos e uma velocidade máxima limitada aos 230km/h.

No que toca aos consumos, rondaram sempre os 11 litros a cada 100km no nosso ensaio que foi passado com o pé direito bastante a fundo. O que quer dizer que com boa vontade é possível que os consumos baixem 2 ou 3 litros. Com um automóvel tão equilibrado e prazeroso é dificil encontrar essa boa vontade de conduzir como uma “pessoa normal”.

MAIS CARROS EM CAR ZOOM

Se está no Luxemburgo e quer comprar ou descobrir a gama Toyota clique aqui e diga que lê o BOM DIA.