De que está à procura ?

Europa

Tempestade Ciarán já ceifou vidas em França, Bélgica e Espanha

© DR

O mau tempo que se faz sentir na Europa devido à tempestade Ciarán matou, até à hora desta publicação, pelo menos três pessoas. Duas das vítimas foram atingidas por árvores em Madrid e em Gent, ao passo que em França um motorista também acabou por falecer devido à depressão. Além das mortes, vários voos e ligações terrestres estão a ser adiados ou cancelados.

A vítima mortal em Espanha é uma mulher de 23 anos, que foi atingida por uma árvore que caiu sobre uma passadeira de peões numa rua do centro de Madrid, segundo os serviços de emergência Samur.

O mau tempo, em especial o vento, provocou já também o cancelamento de dezenas de voos e ligações de comboios no centro e no Norte de Espanha, assim como o encerramento de oito parques em Madrid.

Há ainda ligações ferroviárias afetadas na costa espanhola do Mediterrâneo.

Ainda em Espanha, os serviços de meteorologia alertaram para rajadas de vento com velocidade superior a 160 quilómetros por hora, chuva e ondas de nove metros, em especial no norte, nas regiões da Galiza, País Basco e Cantábria, que estão sob aviso vermelho, o mais grave.

A região da Galiza, que faz fronteira com o norte de Portugal, é a mais afetada em Espanha, com as autoridades a registarem centenas de ocorrências, sobretudo, por causa de árvores, postes, cabos, terra e pedras caídas nas estradas e outras vias de circulação.

Em França, a depressão Ciarán matou o motorista de um camião, deixou sem eletricidade 1,2 milhões de residências e causou perturbações nos transportes.

O ministro dos Transportes, Clément Beaune, pediu à população para evitar deslocações rodoviárias, sobretudo, na costa atlântica, que está sob aviso vermelho e laranja (os mais graves) devido à tempestade Ciarán.

Os camiões estão proibidos de circular em toda a região da Bretanha e cinco regiões do noroeste de França cancelaram todos os comboios regionais durante o dia de hoje (Bretanha, Normandia, Hauts-de-France, Centro-Vale do Loire e Pays de la Loire).

Dez por cento dos comboios de alta velocidade (TGV) também foram suspensos em França. No serviço suburbano de Paris, boa parte da linha A (uma das mais movimentadas) está parada.

Dois aeroportos na Bretanha, Brest e Quimper, estão fechados desde quarta-feira e noutros, no noroeste de França, os aviões tiveram de ser desviados.

Segundo as autoridades, foram registados ventos perto dos 200 km/h em Finistère, na Bretanha (oeste), provocando cortes de energia e queda de árvores.

Também na Bélgica há uma vítima mortal a lamentar. Segundo o Le Soir, duas pessoas foram atingidas em Gent por uma árvore, tendo uma partido uma perna e outra falecido no local.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA