De que está à procura ?

Europa

Reino Unido indemniza vítimas de um dos maiores escândalos médicos de sempre

Mais de 30 mil pessoas foram infectadas por VIH e hepatite C, resultado de procedimentos médicos há 40 ou 50 anos.

É descrito como o maior desastre médico de sempre no Reino Unido. Estima-se que mais de 30 mil pessoas tenham sido infectadas pelo VIH e pela hepatite C – todas como resultado procedimentos / experiências médicas realizados nas décadas 1970 e 1980.

Quase três mil pessoas terão morrido porque receberam sangue de pessoas de alto risco (incluindo prisioneiros e toxicodependentes). A maioria do sangue era proveniente dos EUA.

Mais de 1.250 pessoas que tiveram distúrbios hemorrágicos foram diagnosticadas com infecção por HIV e hepatite C após o tratamento. Outras milhares de pessoas ficaram com hepatite C.

Outros erros foram cometidos em transfusões de sangue, por exemplo, após uma cirurgia ou um parto. Noutros casos, pessoas com SIDA transmitiram o vírus involuntariamente aos seus parceiros. E estima-se que houve crianças infectadas com HIV e hepatite serviram de cobaias em testes de medicamentos, na mesma altura.

Durante o inquérito público ao escândalo nacional, em 2022 as autoridades do Reino Unido anunciaram que iriam pagar uma indemnização provisória de 100 mil libras – cerca de 117 mil euros – a cerca de 4 mil vítimas.

O total que as vítimas vão receber pode ascender a cerca de 10 mil milhões de libras, ou seja 11.7 mil milhões de euros.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA