De que está à procura ?

Comunidades

Português expõe a sua arte na Alemanha

© Fanny Vandecandelaere

Pedro Barateiro inaugura a sua primeira exposição individual numa instituição alemã, no próximo dia 2 de julho. “Crying in Public” vai estar patente até ao dia 1 de outubro de 2023 na Kunsthalle Münster.

Nas suas obras, incluindo esculturas, desenhos, filmes, textos e performances, o artista “questiona os mecanismos e estruturas das sociedades pós-capitalistas e aborda a alienação da sociedade e do indivíduo em relação a si próprio, decorrente do capitalismo”, lê-se em comunicado.

“Para Barateiro, o ponto de partida da alienação está no início da sociedade moderna e da cultura europeia. Esta última baseia-se sobretudo no domínio agrícola da natureza e em séculos de expansão territorial. Associado a isso, o vento aparece como exemplo de elemento que representa, por um lado, liberdade, movimento, mudança e, por outro, conquista e opressão, em várias de suas obras”, segundo a mesma fonte.

Para além de ter realizado exposições individuais em outros locais como Guimarães e Lisboa, em 2020 Barateiro, juntamente com um grupo de artistas, fundou a AAVP, a primeira associação de artistas em Portugal.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA