De que está à procura ?

Portugal

Euro2008 – Nuno Gomes iguala cinco presenças de Figo

{mosimage} O avançado Nuno Gomes vai cumprir no Euro2008 a sua quinta fase final de uma grande competição (Europeu e Mundial), igualando Figo, o recordista da selecção portuguesa de futebol em presenças, jogos e minutos.

Depois de ter brilhado na estreia, ao marcar quatro golos no Euro2000, ter sido esquecido no Mundial2002, selado a qualificação para os “quartos” no Euro2004 e apontado o último tento luso no Mundial2006, o “21” português será o “capitão” no Euro2008.

Com 31 anos, o jogador do Benfica, contestado por muitos, entre outras coisas pelos poucos golos apontados nas últimas edições da Liga (seis em 2006/2007 e sete em 2007/2008), cumpre igualmente o terceiro Europeu sucessivo.

Mesmo que Portugal chegue à final (seis jogos), o avançado português não pode, no entanto, desalojar o extremo do Inter dos recordes de jogos (24), jogos como titular (23) e minutos disputados (2014), marcas também fora do alcance de qualquer outro jogador.

Nuno Gomes pode, no entanto, igualar ou bater outro recorde: é o segundo melhor marcador luso, com seis tentos, apenas menos três em relação a Eusébio, “rei” dos goleadores do Mundial de Inglaterra (nove tentos), em 1996, a única fase final da sua carreira.

O avançado do Benfica é, entre os 23 eleitos para o Euro2008, um dos 12 repetentes, sendo que o seu companheiro de equipa e guarda-redes Quim também somará o terceiro Europeu consecutivo – pelo meio, e devido a um caso de “doping”, falhou o Mundial de 2002.

Neste particular, Quim, tal como Nuno Gomes, juntam-se no topo a Figo, Fernando Couto e Rui Costa, os expoentes máximos da “geração de ouro”, que se estrearam na fase final do Europeu de 1996, a quarta do futebol luso, após os Mundiais de 1966 e 86 e o Europeu de 84.

Em termos de presenças em fase finais, o ex-guarda-redes do Sporting de Braga somará a quarta, tal como Ricardo e Petit, igualando Pauleta, Fernando Couto e Rui Costa e ficando apenas atrás de Figo (o mais internacional “AA” do futebol luso – 127 jogos) e Nuno Gomes.

No que respeita a repetentes, um septeto somará a terceira presença, após a participação no Europeu de 2004 e no Mundial de 2006, as duas competições em que a selecção lusa foi comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari.

Este grupo é liderado por Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do Mundo da actualidade e o “Bota de Ouro” de 2007/2008, que cumpriu seis jogos em cada competição, tendo apontado três golos: um à Grécia, no jogo inaugural do Euro2004 (1-2), um à Holanda, nas meias-finais da mesma prova (2-1) e um ao Irão, na primeira fase do Mundial2006.

Além de Cristiano Ronaldo, cumprem ainda a terceira fase final consecutiva Ricardo Carvalho, Miguel, Deco, Paulo Ferreira, Hélder Postiga e Simão, sendo que o jogador do Atlético de Madrid só não esteve no Mundial de 2002 devido a uma grave lesão.

O último repetente em fases finais é o central (ou médio defensivo) Fernando Meira, que esteve no Mundial de 2006: face à lesão de Jorge Andrade, acabou por ser titular e foi mesmo totalista, acabando a prova como um dos melhores jogadores lusos.

Os restantes 11 convocados por Scolari para o Europeu de 2008 são estreantes… e dão um “onze” de luxo, com Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Jorge Ribeiro, à frente de Rui Patrício, um meio-campo com Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho e dois extremos (Ricardo Quaresma e Nani) no apoio ao ponta-de-lança Hugo Almeida.

PFO/SSS.

Lusa

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA