De que está à procura ?

Comunidades

Consulados vão acelerar procedimentos para mudança de sexo e de nome

© Raúl Reis / BOM DIA

Os deputados do parlamento português aprovaram uma proposta do PAN para uniformizar os procedimentos consulares do pedido de registo de mudança da menção ao sexo e ao nome próprio. 

A proposta do PAN foi aprovada com os votos contra do Chega, a abstenção do PSD e os votos favoráveis das restantes bancadas, nas votações que estão a decorrer na Comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, no âmbito das alterações ao Orçamento do Estado para 2023. 

“Durante o ano de 2023, tendo em vista o objetivo de assegurar a igualdade para as pessoas trans, nacionais residentes no estrangeiro, no que toca ao acesso e celeridade do pedido de registo de mudança da menção do sexo e do nome próprio, o Governo leva a cabo as diligências necessárias para assegurar a uniformização de procedimentos nos Postos da Rede Consular”, pode ler-se na proposta do PAN. 

A medida prevê que tal se concretize nomeadamente relativamente ao preenchimento do requerimento e reconhecimento da assinatura, “para que os cidadãos sejam autónomos no envio do requerimento para os Serviços Centrais do Instituto dos Registos e Notariado”. 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA