De que está à procura ?

Lifestyle

Alexandre Estrela expõe Métal Hurlant na Calouste Gulbenkian em Paris

Metal Hurlant foi concebida para o espaço de exposições da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris. No total, reúne nove obras de produção recente – quatro são inéditas – de Alexandre Estrela. Nestas obras o artista prossegue a exploração de questões e temas relacionados com as qualidades da imagem (técnica) em estreita articulação com as potencialidades intrínsecas aos dispositivos de captação, edição e exibição de imagens, designadamente nos domínios do vídeo.

Para o artista, o carácter eminentemente factício e paradoxal da imagem induz todo um campo de possibilidades de reformular – desestabilizar, iludir, expandir – o arco das relações e transmutações entre imagem, médium e percepção. Porém, nesta exposição, e o título é um primeiro indício, sobressai a presença de um tipo especifico de material: o metal. Um material que surge como tópico de tematização, mas também como carcaterística de alguns dos ecrãs de projecção. Neste sentido, são obras fortemente comprometidas com as suas condições físicas e espaciais, que destacam os aspectos mais propriamente escultóricos e arquitectónicos do trabalho de Alexandre Estrela.

Alexandre Estrela (1971) vive e trabalha em Lisboa. Estudou na School of visual Arts em Nova Iorque, cidade onde realizou uma residência no International Studio & Curatorial Program. Tem igualmente o curso de pintura da Faculdade de Belas Artes e Lisboa, onde é docente hoje em dia. Realizou exposições individuais no Museu de Serralves (Meio Concreto, Porto em 2013), no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Pockets of Silence, Madrid em 2015-2016),  ou no M HKA (Roda Lume, Antuérpia em 2016 ). É responsável pelo espaço Oporto, em Lisboa, onde organiza projecções de filmes de cinéma experimental.

A exposição Alexandre Estrela. Métal hurlant abre ao público no dia 13 de março 2019.

A Delegação em França é a antena europeia da Fundação Calouste Gulbenkian, uma fundação portuguesa para toda a humanidade, destinada a fomentar o conhecimento e a melhorar a qualidade de vida das pessoas através das artes, da beneficência, da ciência e da educação. Criada por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, a Fundação tem caráter perpétuo e desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa (Portugal) e das delegações em Paris (França) e em Londres (Reino Unido).

Alexandre Estrela

Métal Hurlant

13 março a 16 junho 2019

39 Boulevard de la Tour Maubourg , Paris

Curador: Sérgio Mah

 

 

 

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA