De que está à procura ?

Europa

Viviane Reding vítima de assalto em Londres

© Clique para ampliar

alt Clique para ampliar A comissária europeia Viviane Reding foi vítima de um assalto em Londres esta segunda-feira, após um debate intenso na Royal Institution centrado nos temas da emigração e da eventual saída do Reino Unido da União Europeia. Após esse Diálogo dos Cidadãos que protagonizou juntamente com o ministro britânico dos assuntos europeus, David Lidington, a bagagem com os bens pessoais da vice-presidente da Comissão Europeia foi roubada do interior do carro oficial em Mayfair, na capital inglesa. “Felizmente”, disse a comissária, nada aconteceu aos documentos oficiais.

O assalto foi profusamente relatado pela imprensa britânica esta terça-feira e envolveu o desaparecimento de roupas, jóias e de uma tarte inglesa (cottage pie) segundo os relatos do London Evening Standard (na foto) e do Daily Telegraph entre outros. Segundo o Standard, Viviane Reding disse ter ficado mais preocupada com o roubo da tarte inglesa: “comprei esta tarte ? num mercado londrino dedicado a agricultores ? para mostrar às pessoas como é boa a cozinha inglesa. E só espero que pelo menos a comam e não a deitem fora”, disse a comissária numa demonstração de fair-play.

De acordo com o London Evening Standard, Reding afirmou ainda que “será bastante difícil substituir as roupas, jóias e maquilhagem.” “Os meus brincos já foram fotografados em todo o mundo. E podem não ter grande valor mas são originais e reconhecíveis. A pessoa que os usar deve estar consciente disso. Foi a primeira vez que tive a minha mala roubada e viajo por todo o mundo. Felizmente deixaram os meus papéis. É uma grande chatice”, disse a vice-presidente da Comissão citada pelo Evening Standard após um Diálogo dos Cidadãos em que se debateram os temas quentes da crise económica e social e a preocupação do governo britânico com a imigração para o Reino Unido que a comissária rebateu ponto por ponto.

Os responsáveis das instituições europeias pela organização do evento de Londres lamentaram o roubo de que foi vítima Viviane Reding e afirmaram esperar que as autoridades encontrem os autores do crime.

[ Reding critica governo Cameron sobre a emigração ]

[ Portugueses podem trocar a Suíça pelo Luxemburgo? ]

[ Permanência consular em Berg dia 19 ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA