De que está à procura ?

Comunidades

Pantónio: O artista português que estiliza o mundo em Paris

© Clique para ampliar

Clique para ampliar O artista português António Correia, que assina os trabalhos como ‘Pantónio’, inaugura este mês, em Paris, França, a solo, a exposição de pintura ‘ExØdus’, contou o próprio à agência Lusa.

‘ExØdus’, que é inaugurada a 21 de fevereiro na galeria Itinerrance, “é um retrato estilizado de um mundo que tomou consciência que existem grupos e, dentro desses grupos, indivíduos que se interligam e criam cargas distintas”, adiantou o artista, que nasceu há 38 anos na Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores.

Atualmente, ‘Pantónio’, que vive só da pintura, está a passar uma temporada em Paris, porque, explicou, “é onde estão a valorizar” o seu trabalho.

“Não emigrei, não penso que faça sentido hoje em dia pensar nesses termos, a minha atividade oferece-me a possibilidade de poder conhecer e estar em vários sítios e eu gosto muito disso”, referiu.

A oportunidade de fazer esta exposição surgiu depois da participação na ‘Tour Paris 13’, exposição de arte urbana que em outubro do ano passado ‘ocupou’ um edifício de dez andares abandonado em Paris, que foi entretanto demolido.

Dos mais de 100 artistas urbanos de todo o mundo que intervieram no edifício, onze eram portugueses, e ‘Pantónio’ era um deles.

“O meu trabalho correu bem e surgiram alguns convites daí, como esta exposição, ou ter ido à China pintar um muro de 48 metros, num intercâmbio cultural sino-francês”, contou.

O trabalho de ‘Pantónio’, que sempre desenhou “freneticamente”, caracteriza-se, segundo o próprio, “como um jogo criativo e de desenho, que joga sempre com os elementos envolventes, e valoriza a sensibilidade no desenho”.

[ Mytho aka Mystério: Nova estrela do rap luxotuga (vídeo) ]

[ Há música no silêncio do espaço ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA