De que está à procura ?

Luxemburgo

Políticos não representam população do Luxemburgo?

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Numa altura em que a proporção de estrangeiros no Luxemburgo se aproxima dos 50%, “o mundo político luxemburguês, torna-se cada vez menos representativo da sua população”. A presença de estrangeiros atinge os 90% em diversos sectores, tal como na restauração e construção, salientou o diretor da Câmara de Comércio Luxemburguesa, Pierre Gramegna, recordando ainda que a utilização da língua francesa no sector empresarial atinge os 56%.

Pierre Gramegna, que falava terça-feira no âmbito da conferência “Making Luxembourg: Direito ao voto”, defendeu uma atenuação das exigências linguísticas na obtenção da nacionalidade luxemburguesa observando que o luxemburguês deve ser considerado como uma ponte e não uma barreira.

Para o presidente da Chambre de Deputés, Laurent Mosar, é importante facilitar o acesso à segunda nacionalidade, reduzindo por exemplo o tempo obrigatório de residência para 5 anos, afim que mais estrangeiros possam ser integrados no mundo eleitoral luxemburguês. Evocando ainda um possível referendo e alteração da constituição.

Charles Margue, diretor do TNS-Ilres, apresentou uma sondagem na qual 2/3 de residentes estrangeiros e luxemburgueses são a favor do direito ao voto dos estrangeiros nas eleições legislativas. A percentagem de estrangeiros atinge os 85% enquanto os luxemburgueses ficam pelos 59%. Curiosamente, 75% defendem a obrigação do domínio da língua luxemburguesa e 48% que a duração de residência obrigatória seja ao menos de 7 anos.

Jean-Claude Reding, presidente da Chambre des Salariés, invocou a necessidade de uma orientação por nacionalidade nas campanhas de sensibilização ao voto durante as próximas eleições.

Veja a reportagem fotográfica da conferência que reuniu políticos, decisores, empresários e sindicalistas de todo o país.

 

[ Lei anti-tabaco reforçada este verão ]

[ Aventureiros do Luxemburgo juntam 60 mil euros para Villages d”Enfants ]

[ Voo direto: Istambul – Luxemburgo ]

 

 

 

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA