De que está à procura ?

Comunidades

A portuguesa que representa o Luxemburgo no Parlamento Europeu

© csv

Isabel Wiseler-Lima nasceu em Odivelas em 29 de dezembro de 1961 e foi este domingo eleita pela segunda vez eurodeputada no Luxemburgo pelo partido cristão-social CSV, que faz parte do grupo do Partido Popular Europeu (PPE).

Até agora, Isabel Wiseler-Lima foi, no Parlamento Europeu, membro efetivo da Comissão dos Negócios Estrangeiros e da Comissão dos Direitos Humanos, membro suplente da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, da Comissão das Liberdades Cívicas e da Justiça e dos Assuntos Internos, bem como da Comissão Especial sobre Inteligência Artificial na era digital. Além disso, foi membro suplente das delegações parlamentares turca e chinesa, tendo sido também eleita questora no seio do PPE.

Reeleita dia 9 de junho, Wiseler-Lima declarou em campanha que “o ser humano está no centro entre a economia, o social e a ecologia”. A luso-luxemburguesa considerou, em várias entrevistas que “se agirmos ideologicamente e nos concentrarmos, por exemplo, apenas na ecologia, sem olharmos para as consequências para a sociedade e para a economia, podemos causar muitos danos”.

csv

Preocupada com a economia europeia, a eurodeputada apresenta como uma das suas prioridades controlar a pobreza na Europa, pois, acredita, “se não o conseguirmos, será muito difícil conseguir confiança na política e nos políticos”.

Isabel Wiseler-Lima estudou na Universidade Sorbonne-Nouvelle, em Paris, onde obteve o título de mestre em literatura moderna em 1984. Entre 2013 e 2017, ocupou o cargo de diretora associada da escola privada Fieldgen onde também foi professora.

Juntou-se ao CSVem 1985; tornando-se vereadora da cidade do Luxemburgo após as eleições municipais de 2005 e depois vereadora do mesmo município em 2017. Tornou-se pela primeira vez membro do Parlamento Europeu nas eleições de 2019.

Isabel Wiseler-Lima é casada com Claude Wiseler, atual líder parlamentar do CSV, e mãe de três filhos (dois filhos e uma filha).

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA