De que está à procura ?

Desporto

Portugal O’Meeting vai reunir atletas de 28 países

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Um total de 1.650 atletas, provenientes de 28 países, estão inscritos para a 18.ª edição do Portugal OMeeting (POM), prova pontuável para o “ranking” mundial de orientação, que decorrerá em Idanha-a-Nova, de 07 a 12 de fevereiro.

A lista de participantes conta com 52 atletas do “top100” mundial, entre os quais os suíços Matthias Kiburz, atual líder da hierarquia, e Simone Niggli, considerada a melhor praticante de sempre da modalidade.

Também o norueguês Olav Lundanes e o francês Thierry Gueorgiou, segundo e terceiro do “ranking” masculino, estão entre os inscritos para a prova, que vai decorrer no concelho de Idanha-a-Nova.

“Não há outra modalidade em Portugal que consiga reunir esta qualidade”, referiu o diretor do POM, Mário Duarte, que apontou o clima, a qualidade dos mapas e a diversidade dos terrenos como fatores privilegiados pelos atletas no momento de escolherem competir em Portugal.

Entre os 1.200 participantes estrangeiros esperados em Idanha-a-Nova, o maior contingente (210) virá da Suécia, “onde a orientação tem enorme popularidade”, realçou Mário Duarte, enquanto os finlandeses também terão uma apresentação numerosa (150).

Confirmando que “a orientação é desporto dos oito aos 88 anos”, o diretor do POM realçou que “acima dos 70 anos encontram-se inscritos 107 atletas”.

A competição consiste em seis provas, de diferentes distâncias, para realizar especificamente em quatro dias. As incidências no terreno começam no dia nove de fevereiro, sábado, com uma distância intermédia em Idanha-a-Nova e concluem-se na manhã de terça-feira, dia 12, com a distância mais longa no lugar do Cidral, junto a Monsanto.

O impacto económico do POM já se faz notar no concelho raiano, uma vez que “as unidades hoteleiras têm a lotação praticamente esgotada”, frisou Armindo Jacinto.

O presidente da Naturtejo, empresa intermunicipal de turismo, confia numa resposta à altura dos agentes económicos locais.

“Esta é uma ótima oportunidade para vendermos a nossa imagem. É fundamental proporcionar um serviço de qualidade a preços competitivos”, disse.

Já no próximo fim de semana, o circuito internacional de orientação começa em Nisa, com o Norte Alentejano OMeeting.

[ Porto assina goleada ao Gil Vicente e lidera a Liga ]

[ McNamara volta às ondas gigantes da Nazaré ]

[ Jornada 16 da Liga: Benfica não falha, Sporting tropeça ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA