De que está à procura ?

Desporto

Jornada 16 da Liga: Benfica não falha, Sporting tropeça

© Clique para ampliar

Clique para ampliar O Sporting voltou a claudicar na Liga portuguesa de futebol, ao ceder um empate em casa ante o Vitória de Guimarães, um adversário direto pela ida às competições europeias.

Sábado, no jogo grande da 16.ª jornada, o Benfica passou com distinção em Braga, ganhando por 2-1, e é líder isolado pelo menos até segunda-feira, dia em que o FC Porto joga contra o Gil Vicente.

O Benfica lidera com 42 pontos, mais três do que o FC Porto e 13 do que o Sporting de Braga, que terá descolado em definitivo da luta pelos dois primeiros lugares.

A um ponto apenas dos 29 amealhados pelos bracarenses está o Paços de Ferreira, que ao golear por 5-0 em Moreira de Cónegos afirma uma inesperada candidatura à Liga dos Campeões.

A partir do quinto lugar, as posições estão muito pouco clarificadas: O Rio Ave tem 22 pontos, o Vitória de Guimarães 21, Académica, Sporting, Marítimo e Estoril 19 e Nacional 18.

Não é frequente ver o Sporting a meio da tabela no final de janeiro, mas a equipa não tem conseguido melhor que resultados escassos, perante equipas menos cotadas, e perde pontos em casa perante adversários diretos, como hoje com os vimarenenses.

Um autogolo de Xandão, aos 53 minutos, adiantou o Vitória, e volvidos três minutos Van Wolfswinkel regressou finalmente aos golos, fixando o 1-1 final.

A falta de capacidade concretizadora do Sporting – 15 golos em 16 jogos, nem sequer uma média de 1 – contrasta com o Benfica, que já chegou aos 41 golos.

O primeiro triunfo de Jorge Jesus como treinador do Benfica na “pedreira” foi cimentado numa grande primeira parte, com golos de Sálvio (5) e Lima (35).

João Pedro ainda reduziu, aos 77 minutos, mas o Sporting de Braga saiu vergado por uma derrota, que compromete seriamente objetivos mais altos que o terceiro lugar.

E mesmo essa posição está sob forte pressão do Paços de Ferreira, que goleou o Moreirense com tentos de Hurtado (24 e 57), Vítor (45 e 89) e Luiz Carlos (69).

Já se sabia que a defesa do Paços era bem acertada – tem 12 golos sofridos, melhor só os oito do FC Porto – mas agora os “castores” também começam a dar nas vistas no plano atacante.

A descer está o Rio Ave, mas o resultado de hoje até que não é negativo – empatar 1-1 em casa do Marítimo é bom para os vila-condenses, que já estiveram em luta direta com os arsenalistas pelo terceiro lugar.

A Académica, que bateu na sexta-feira o Beira-Mar, por 3-1, aspira a regressar à Liga Europa, agora por classificação, já que está a apenas dois lugares do quinto posto.

Em jogo recheado de golos e de grandes penalidades, Estoril e Olhanense repartiram pontos na Amoreira, com 3-3 no marcador final. No Bonfim, o Vitória de Setúbal foi surpreendido pelo Nacional, por 2-0.

A 16.ª jornada encerra segunda-feira, com o FC Porto-Gil Vicente.

[ Sporting empata em casa com Vitória de Guimarães ]

[ Cabo Verde nos quartos de final da CAN ]

[ Jesualdo: Vou por o Sporting no lugar que merece ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA