De que está à procura ?

Portugal

Empresas alemãs Bosch e Mabor investem em Portugal

© Clique para ampliar

Clique para ampliar O presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal considerou hoje, em declarações à Lusa, que os investimentos da Bosch e da Continental Mabor “consolidam a presença” das empresas alemãs no mercado português.

A Bosch pretende investir 37,6 milhões de euros na expansão e modernização da unidade de produção de painéis multimédia e a Continental Mabor cerca de 83 milhões de euros, de acordo com os valores avançados hoje pela TSF, num total de 120,6 milhões de euros.

Em novembro, por ocasião da visita da chanceler alemã, Angela Merkel, a Lisboa, o presidente da AICEP, Pedro Reis, tinha avançado à Lusa que três empresas alemãs Bosch, Continental Mabor e Volkswagen, através da Autoeuropa, tinham manifestado interesse em investir em Portugal.

“Considero que estes investimentos [da Bosch e da Mabor] que estão numa fase adiantada do seu encerramento dos mandatos negociais com o Estado e que foram anunciados pelas empresas são muito importantes porque consolidam a presença e a expansão do investimento de empresas alemãs em Portugal”, considerou Pedro Reis.

Segundo o responsável, o mandato negocial que a AICEP está a trabalhar com Mabor “permite assegurar que o investimento é feito na sua plenitude”.

O investimento da Continental Mabor, em Lousada, que passa pela construção de uma nova unidade de produção de pneus, vai criar 97 empregos.

“A Bosch é um caso semelhante”, disse, acrescentando que a AICEP está a trabalhar na fase final do fecho do mandato negocial que assegura que o investimento ficará definitivo em Portugal.

O projeto da Bosch, em Braga, prevê criar 15 postos de trabalho.

Em relação à Autoeuropa, cuja empresa anunciou a intenção de investir no reforço da linha de pintura aquando da visita do primeiro-ministro à unidade por ocasião da comemoração dos 20 anos, o processo “ainda está numa fase mais atrasada da sua negociação com o Estado”.

No entanto, “vejo com muito interesse e com muita atenção o facto de a empresa ter anunciado a intenção de investir 37 milhões de euros na linha de pintura, o que consolida a sua realidade em Portugal”.

Estes projetos de investimento demonstram que “havendo o interesse e o apoio, seja político ou empresarial”, estes concretizam-se, adiantou.

A procura de intenções de investimento “é um trabalho contínuo e estamos neste momento a trabalhar muito próximos com a Câmara de Comércio Luso-Alemã exatamente para detetarmos outras oportunidades de investidores alemães que tenham interesse em localizar-se em Portugal, tal como a abertura de novos segmentos de exportações das nossas empresas para o mercado alemão”.

Para Pedro Reis, depois destes investimentos, “mais dossiês aparecerão”.

“Estamos sempre a acompanhar e monitorizar possível investimento alemão”, afirmou.

Questionado se há outras empresas alemãs que tenham manifestado interesse em investir, Pedro Reis disse não ter dúvidas que setores como o automóvel, metalomecânica e segmentos adjacentes “estão a ser olhados com muito interesse” pelos investidores.

Isto porque “consideram que Portugal recuperou a competitividade perdida e está muito bem posicionado” para concorrer “ombro a ombro” com outros destinos, nomeadamente a Europa de Leste.

A conclusão destes três projetos de investimento – Bosch, Continental Mabor e Autoeuropa – representa um investimento total de 157,6 milhões de euros.

O anúncio do valor dos investimentos acontece no mesmo dia em que o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Guido Westerwelle visita Portugal e participa no I Fórum Portugal-Alemanha, que decorre esta tarde em Lisboa.

[ Aeroporto de Beja certificado e apto para ser usado por todos os tipos de tráfego ]

[ Furtos de cobre dificultam restabelecimento de energia elétrica em Pombal e Leiria ]

[ Menos trabalhadores portugueses em Espanha no ano passado ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA