Com temperaturas mais elevadas, as viaturas são expostas a mais calor e a um maior desgaste. Proteger o carro do sol é essencial para evitar estragos, quer no interior quer no exterior.
Há danos mais evidentes, que podem ser resolvidos facilmente, mas o desgaste a longo prazo é mais difícil de prever. Fique com dicas e produtos que ajudam a proteger o seu carro nos dias de sol intenso.
O sol desgasta e envelhece os materiais expostos e sem proteção. E os carros não são exceção. O desgaste pode ser mais evidente no exterior, como na pintura, mas acontece também no que é menos visível, mas igualmente essencial para que o automóvel esteja em perfeitas condições.
O interior do veículo quando sujeito aos raios solares, sem qualquer proteção, pode chegar facilmente aos 80ºC. É fácil compreender que, expostos a temperaturas tão elevadas, todos os materiais do habitáculo, incluindo estofos, podem sofrer um desgaste mais rápido. A longo prazo, quando decidir vender o automóvel, estes efeitos terão implicações no seu valor de venda. Um carro envelhecido e menos cuidado atrai menos compradores e possui maior desvalorização.
O desgaste provocado pelo sol nas viaturas afeta o exterior e o interior. Estas são as áreas do automóvel com maior desgaste provocado pelo sol:
Exterior
- Pintura
- Borrachas vedantes das portas e dos vidros
- Pneus
- Limpa para-brisas
Interior
- Plásticos do habitáculo
- Áreas cromadas
- Estofos