De que está à procura ?

Luxemburgo

Luxemburgo vai ter língua portuguesa no pré-escolar como opção

© Clique para ampliar

Clique para ampliar “Os contactos com os ministérios luxemburgueses correram muito bem”, explicou esta tarde António Braga aos portugueses presentes no Instituto Camões. O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas convidou representantes da comunidade para um encontro ao final da tarde de quinta-feira.

Este encontro teve lugar depois de uma reunião à porta fechada com o conselheiro das comunidades portuguesas.

António Braga mostrou contentamento relativamente às reuniões que tinha efectuado de manhã, com os membros do governo responsáveis pelas pastas do ensino e do trabalho, respectivamente Mady Delvaux-Stehres e Nicolas Schmit.

“Avancámos muito nas discussões sobre o ensino e a comissão mista vai continuar a acompanhar o assunto”, explicou António Braga ao BOMDIA. Da reunião com o ministro do Trabalho, o secretário de Estado destacou o facto de terem avançado as negociações para estabelecer protocolos de formação contínua e de reorientação profissional para os trabalhadores portugueses.

Mas a informação que surpreendeu foi o facto de as autoridades luxemburguesas terem acordado a introdução da língua portuguesa no ensino pré-escolar como uma opção.

António Braga salientou ainda o facto de a visibilidade dos portugueses e a sua excelente reputação contribuirem para estes avanços nas negociações entre os dois países: “a reputação dos portugueses aqui no Luxemburgo potencia as iniciativas que realizamos”, disse.

[ António Braga: conhecer problemas da comunidade e falar com o governo ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA