Tempestade Ciarán: França lamenta mortos, feridos e prepara-se para cheias
A tempestade Ciaran atingiu de quarta para quinta-feira o oeste da França, onde nenhum departamento está em alerta vermelho devido a ventos violentos, antes de seguir em direção ao Hauts-de-France.
Rajadas de mais de 190km/h, subida do nível do mar e dos rios, centenas de intervenções de bombeiros… A noite foi muito agitada.
Pelo menos duas mortes foram registadas no território francês, bem como 16 feridos em todo o país, incluindo 7 bombeiros.
O tráfego rodoviário esteve proibido em grande parte de Finisterra nesta quinta-feira. O ministro dos Transportes francês, Clément Beaune, anuncia “interrupções em certas linhas TER” na sexta-feira.
A Ministra da Transição Energética, Agnès Pannier-Runacher, anunciou em conferência de imprensa que 820 mil clientes da Enedis ainda estavam sem eletricidade às 15 horas desta quinta-feira, mas que o fornecimento ia ser restabelecido por áreas.
Agora a preocupação são as inundações. Em Pas-de-Calais, os rios Liane e Hem permanecem em alerta laranja para o risco de cheias, segundo o último boletim Vigicrues. Fortes chuvas impactaram esses dois rios.
Em Wirwignes, o Liane estava a 2,75 metros esta quinta às 14h30. O nível era também de 2,75 metros em Isques.
A meio da noite de quinta para sexta, a altura do Liane em Isques deverá atingir valores entre os 3,30 metros e os 3,90 metros, detalha a Vigicrues.
O Hem deverá, por sua vez, atingir amanhã entre 1,30 e 1,70 metros na estação de Recques-sur-Hem.
A tempestade Ciarán provocou mortos em França, Espanha e Bélgica.