A Marinha Portuguesa anunciou que inativou na sexta-feira um engenho explosivo na praia de Troia, depois de um alerta de um popular.
Num comunicado hoje divulgado, a Marinha precisa que “no local, em coordenação com a Capitania do Porto de Setúbal, o Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1 (DMS1) identificou um engenho fumígeno, o qual é utilizado em ambiente marinho para sinalização e marcação de áreas em situações de emergência no mar”.
“Com a subida da maré ao longo da tarde, o objeto ficou submerso tendo sido necessário sinalizar a zona interdita nas imediações para segurança dos cidadãos”, adianta a Marinha.
Depois do alerta “foi ativada uma equipa de Inativação de Engenhos Explosivos do DMS1, auxiliada por elementos da Polícia Marítima e do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM)”.
O engenho explosivo foi inativado com apoio DMS1 às 22h55, precisa o comunicado.
A Marinha refere ainda que “devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso”.
“Alerta-se que sempre que for encontrado um engenho deste tipo, o mesmo não deverá ser removido e de imediato deverá ser contactada a Autoridade Marítima Local através de contacto direto ou do número nacional de emergência 112”, afirma a Marinha.