De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Assinado protocolo que promove a língua portuguesa em Macau

O Instituto Português do Oriente, O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Universidade de Macau vão assinar um protocolo de cooperação com vista ao reforço da promoção da língua portuguesa em Macau.

Numa nota enviada à agência Lusa, o Instituto Português do Oriente (IPOR), enfatizou que “no âmbito deste protocolo espera-se que o IPOR venha a ter um papel importante na conceção e desenvolvimento de cursos de língua portuguesa para fins específicos, em estreita articulação com a Universidade de Macau e o Camões”.

“Este trabalho deverá seguir uma lógica de complemento de sinergias, disponibilizando também o acesso a atividades culturais que ajudem os alunos a atingir níveis de excelência no seu processo de formação académica”, frisou-se na nota.

A formação e ensino em diversas áreas da língua portuguesa, o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos e a produção e partilha de materiais bibliográficos são alguns dos objetivos desta nova parceria que será assinada no dia 21 de janeiro em Macau, território designado por Pequim como plataforma entre a China e os países de língua portuguesa, destacou o IPOR na mesma nota.

Por outro lado, o instituto de ensino do português que atua no Oriente, frisou que vai procurar dinamizar a organização conjunta de seminários e outras atividades de caráter científico, facilitar o acesso a bibliotecas e centros de documentação, reforçar a tradução e edição de obras literárias, entre outras.

A cooperação entre as três instituições, de acordo com o IPOR, vai focar-se ainda “na circulação de publicações científicas, na internacionalização de projetos de investigação ou na partilha de boas práticas, no âmbito de intervenção pedagógica e didática em língua portuguesa”.