De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Artista esculpe rosto de Miguel Torga com motosserra

O artista Óscar Rodrigues esculpiu, com uma motosserra, o rosto de Miguel Torga na raiz de um negrilho com aproximadamente três toneladas, uma iniciativa promovida pela Junta de São Martinho de Anta, Sabrosa, para homenagear o escritor.

“Torga e as suas raízes” é o nome da obra que vai assinalar este ano o aniversário do nascimento de um dos mais conhecidos autores do Douro e Trás-os-Montes, que se assinala na quarta-feira.

“Tem muito mais sentido fazer esta intervenção no negrilho, árvore que ele imortalizou através da sua escrita. A alma, a essência está nisso”, afirmou à agência Lusa o escultor.

O trabalho foi feito ao vivo, na praça central de São Martinho de Anta, e é através de motosserras que Óscar Rodrigues, natural de Vila Pouca de Aguiar, dá forma à sua arte.

A raiz tem aproximadamente três toneladas. De um lado pode ver-se o rosto de Torga, onde se percebem traços característicos do autor como o nariz longo e os lábios finos, e do outro mantiveram-se as enormes ramificações que se entrelaçam e se fundem.

Na peça são percetíveis as cicatrizes que o tempo deixou na raiz, como algumas partes ocas.