De que está à procura ?

Portugal

Jardim voltou a desfilar no cortejo de Carnaval no Funchal

© Clique para ampliar

Clique para ampliar O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, regressou hoje, depois de um interregno de três anos, à folia do Carnaval e participou no cortejo alegórico que percorreu a marginal do Funchal.

Milhares de pessoas concentraram-se esta noite ao longo da principal avenida da capital madeirense para ver passar o corso carnavalesco, no âmbito do qual desfilaram mais de mil figurantes, distribuídos por 10 grupos, apoiados por uma dezena de carros alegóricos.

Jardim, bastante animado, trajando um fato escuro brilhante e com um chapéu com plumas, admitiu que “já tinha saudades” de participar neste evento e, “sem esquecer os problemas”, foi um dos foliões que integrou a sua trupe de sempre, a “Turma do Funil”, que celebra 25 anos.

Este cortejo, com inspiração no do Brasil, é o ponto alto do programa de Carnaval da secretaria regional do Turismo, sendo considerado um importante cartaz turístico, no qual o Governo insular investiu este ano 270 mil euros, menos 17 mil que em 2012, e teve como temática central “Madeira, Momentos Mágicos”.

E os dez grupos encheram a avenida de muita cor, muitas plumas e animação, fazendo diferentes abordagens, começando com a “A Magia da Lua Cheia” de João Egídio, seguindo-se “Os 25 anos da Turma do Funil” (Turma do Funil), “Prophetia” (ANIMAD), “Noites Mágicas, Noites de Diversão” (Sorrisos da Fantasia).

Depois surgiu “Uma Noite Mágica!” (Associação Bairro da Argentina), “Magia de um Sonho” (Caneca Furada), “Encantos da Natureza” (Geringonça), “Com simpatia, beleza e sedução, é Carnaval! A minha ilha vai tocar seu coração” (Fura Samba), “Brilho e Glamour” (Cariocas) e o corso terminou com “A Magia do Amor…” (Fábrica dos Sonhos).

Nos carros alegóricos surgiram entre outros elementos uma caravela, golfinhos e até um vulcão.

Outras figuras da sociedade madeirense também integraram o cortejo, caso da deputada do PSD na Assembleia da República, Cláudia Monteiro, que desfilou no carro alegórico do grupo que abriu o corso, “A Magia da Lua Cheia”.

Alguns elementos das trupes salientaram o “mar de gente” e a “moldura humana”, composta por residentes e muitos turistas, que a assistiu ao corso, apenas lamentando que ainda “estejam um pouco fechados” à animação do Carnaval.

Segundo os dados da secretaria do Turismo, as unidades hoteleiras da região registam uma ocupação de 62% nesta altura.

O programa oficial de Carnaval da Madeira começou há uma semana com a “Festa dos Compadres” em Santana, no norte da ilha, termina terça-feira com o Cortejo Trapalhão onde os populares dão asas à sua imaginação.

[ Dois polícias agredidos em desacatos no concelho de Sintra ]

[ Novo parque temático em Miragaia ]

[ Miúdo de 6 anos andou a distribuir ratings da Standard & Poor’s antes da crise ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA