De que está à procura ?

Portugal

Ministro da Educação diz que hoje é dia de festa para Portugal

© Clique para ampliar

Clique para ampliar O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, considerou esta segunda-feira “um dia de festa” para o país o arranque da obra do centro escolar de Campo Maior, no Alto Alentejo, num investimento superior a oito milhões de euros.

“É um dia de festa, porque nós sabemos que os trabalhos estão encaminhados e que a obra é irreversível”, afirmou.

O ministro da Educação e Ciência, que falava no decorrer da cerimónia de lançamento da primeira pedra do centro escolar de Campo Maior, no distrito de Portalegre, considerou que o edifício apresenta “capacidade e elevada qualidade” para acolher os jovens daquela zona alentejana.

Após a cerimónia, Nuno Crato adiantou aos jornalistas que a construção de centros escolares em Portugal está prestes a ficar concluída com “sucesso”.

“É uma etapa da nossa educação que se está a concluir com sucesso, que é a de junção das antigas escolas muito pequenas e com poucas condições em centros escolares”, disse.

Para o titular da pasta da Educação, os centros escolares oferecem “mais condições” e apresentam “maior dimensão”, o que permite aos jovens desenvolver “experiências” e às escolas “partilharem” recursos e professores.

A construção do Centro Escolar de Campo Maior prevê um investimento superior a oito milhões de euros, com comparticipação de fundos comunitários, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de 6,8 milhões de euros.

Neste projeto, o município assume um investimento de 633 mil euros, ao passo que o Ministério da Educação contribuiu com 578 mil euros.

O centro, que substituirá todas as escolas daquele concelho alentejano, vai contar com uma área de construção superior a quatro mil metros quadrados, constituída por 20 salas do primeiro ciclo, oito salas de ensino pré-escolar, oito salas do segundo e terceiro ciclos, biblioteca, refeitório, salas polivalentes e ainda um pavilhão gimnodesportivo.

O projeto prevê um prazo de construção de cerca de um ano.

[ Papandreou avisa que sacrifícios dos portugueses poderão ser em vão ]

[ Emigração está a tornar crianças “pequenos adultos” ]

[ Secretário de Estado mentiu no parlamento ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA