De que está à procura ?

Comunidades

Canadá: Nelly Furtado apoia político lusodescendente

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Momentos bem portugueses, como o tema “Força”, de Nelly Furtado, estiveram presentes no discurso do candidato luso-canadiano Charles Sousa fez na convenção do Partido Liberal do Ontário, no Canadá.

Nascido no Ontário e filho de emigrantes portugueses, Charles Sousa é um dos seis candidatos à liderança do Partido Liberal do Ontário, cuja eleição decorre hoje na convenção do partido, em Toronto.

Apoiado por duas centenas de delegados canadianos que gritavam em português “Força Sousa!”, o lusodescendente pediu o voto dos cerca de 2.400 delegados presentes e prometeu “lutar pelo Ontário”.

“Eu quero ganhar algo ainda maior que a próxima eleição. Eu quero ganhar um futuro melhor para todas as famílias no Ontário”, frisou Charles Sousa, que ao longo do seu discurso citou por diversas vezes a história de emigração da sua família e os ensinamentos que obteve de seu pai, António Sousa.

A prioridade de Charles é a economia, com criação de empregos, construção de melhores infraestruturas de transportes e equilibrar o orçamento provincial.

Mas dá igualmente importância à melhoria do setor da educação, querendo, por outro lado, ajudar a renovar a maneira de agir do partido.

No final do seu discurso, a campanha estava a distribuir garrafas de água do “Luso”.

Na corrida à liderança do Partido Liberal do Ontário estão, a par de Charles Sousa, Sandra Pupattelo e Kathleen Wynne, Gerard Kennedy, Harinder Takhar, Charles Sousa e Eric Hoskins.

Como nenhum dos candidatos tinha maioria de votos, é previsível que a escolha do novo líder obrigue à realização de várias voltas de votação.

Esta eleição apresenta o particular interesse de conduzir de imediato o novo líder ao cargo de primeiro-ministro da província, por ter de retomar o mandato de Dalton Mcguinty que se demitiu em outubro último.

Se dentro da convenção, que decorre no antigo recinto desportivo Maple Leaf Gardens, se tenta escolher o novo líder, à porta decorrem várias concentrações de protesto por parte de diferentes grupos, designadamente dos professores, que tiveram um conflito laboral com o governo provincial.

[ Obama tem um conselheiro de origem portuguesa ]

[ Europa devia usar Portugal para chegar à América do Sul e a África ]

[ O refém Gilberto Rodriguez Leal pode ser libertado ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA