De que está à procura ?

Portugal

Neve em Trás-os-Montes

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Milhares de alunos regressaram mais cedo a casa terça-feira por causa da neve que afetou os concelhos de Vila Real, Alijó, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar, segundo fontes da Proteção Civil.

Em Montalegre as escolas nem chegaram a abrir hoje e, em Boticas, não se efetuou o transporte dos alunos das aldeias da parte mais alta do concelho.

No concelho de Vila Pouca de Aguiar, a queda de neve brigou a antecipar o regresso a casa dos 1500 alunos que integram os agrupamentos escolares de Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas.

Durante o dia foram espalhadas cerca de duas toneladas de sal pela rede viária e vias urbanas deste concelho.

Situação idêntica aconteceu em Ribeira de Pena e Alijó, em que o transporte dos estudantes para as aldeias se efetuou ainda durante a manhã.

No concelho de Vila Real, as escolas encerraram já durante a tarde e o regresso dos alunos efetuou-se mais cedo como medida preventiva, devido ao receio de que os transportes escolares do final de tarde não se pudessem fazer nas melhores condições.

Neste concelho estiverem no terreno, durante todo o dia, três veículos limpa-neves, dois deles em permanência na zona da serra do Alvão, a efetuar operações de limpeza e espalhamento de sal nas vias.

O responsável pela Proteção Civil Municipal disse à agência Lusa que, na quarta-feira o município, vai reforçar o “stock” de sal com mais 24 toneladas.

Porque continua a nevar na região, responsáveis locais pela Proteção Civil não avançam, para já, com previsões sobre se o transporte escolar se poderá efetuar com normalidade na quarta-feira.

Em Boticas, a Proteção Civil levou as refeições aos idosos beneficiários de apoio domiciliário que residem na “parte alta” do concelho.

Durante o dia também se verificaram muitos constrangimentos na circulação automóvel por várias estradas do distrito.

Ao longo do dia, a GNR procedeu a cortes de circulação temporários no Itinerário Principal 4 (IP4), entre os nós da Campeã (Vila Real) e Aboadela (Amarante), para a limpeza da via pelos limpa-neves.

Às 18:20 ocorreu um despiste de um veículo, seguido de capotamento, ao quilómetro 81 do IP4, junto a Arrabães, uma situação que não provocou feridos e que já se encontra resolvida.

Também na Autoestrada 24 (A24), que liga Viseu, Vila Real a Chaves, a circulação efetua-se de forma condicionada devido à neve.

Algumas estradas secundárias das zonas de montanha do distrito de Vila Real foram cortadas ao trânsito.

[ Nove ovos lançados em frágeis “naves” de cartão resistem a queda de 18m ]

[ Balanço dos estragos do mau tempo em Portugal ]

[ Junta-te ao BOMDIA no Facebook e ganha prémios ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA