De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Ryanair: novas regras sobre bagagem entram em vigor

As novas regras da companhia de baixo custo Ryanair sobre o transporte de bagagem de mão entram em vigor esta segunda-feira. A partir de agora, só os passageiros com embarque prioritário vão poder levar as duas malas consigo na cabine. Os restantes passageiros estão autorizados a transportar a mala de mão mais pequena e obrigados a colocar a de maior dimensões, gratuitamente, no porão.

Num comunicado enviado às redações, a companhia irlandesa lembra que, a partir desta segunda-feira, apenas os passageiros com prioridade (Priority Boarding, Plus, Flexi Plus e Family Plus) podem entrar no avião com dois volumes de mão. “Todos os outros clientes podem levar consigo apenas um volume de mão (o mais pequeno)”, sublinha na mesma nota a Ryanair.

Ao verificar que o excesso de bagagem de cabine estava a atrasar o embarque nos seus voos, a Ryanair decidiu alterar a política de bagagens, num plano dividido em duas fases, que seriam implementadas a partir de 6 de setembro do ano passado.

Depois de ter concluído a primeira, com a redução da tarifa de bagagem de porão de 35 euros para 25 euros e o aumento do peso da bagagem de porão de 15 kg para 20 kg, a companhia aérea low-cost anunciou, no final de outubro, que iria atrasar a implementação da segunda etapa para janeiro de 2018.

“Desde que anunciámos estas alterações à política de bagagem, a reação por parte dos nossos passageiros tem sido positiva. Esta nova política é justa, irá acelerar o embarque e eliminar o risco de voos atrasados devido ao elevado número de bagagens a bordo”, afirma Kenny Jacobs, da Ryanair.

A partir desta segunda-feira, o embarque prioritário (incluindo duas malas) estará disponível para compra até 30 minutos antes da partida do voo na app Ryanair.