De que está à procura ?

Desporto

Os nomes portugueses do campeonato alemão de futebol

A Bundesliga arranca esta sexta-feira com uma mão cheia de portugueses em campo. Cinco internacionais portugueses vão procurar minutos de jogo e sucessos que os levem a entrar nas contas do selecionador nacional: Raphael Guerreiro (Dortmund), Renato Sanches (Bayern), Vieirinha (Wolfsburgo), Bruma (Leipzig) e Carlos Mané (Estugarda), conta o jornal O Jogo.

O Red Bull Leipzig, o vice-campeão surpresa da época passada e um plantel muito jovem passa a contar com Bruma, comprado por 12,5 milhões ao Galatasaray, da Turquia, onde fez uma última época muito positiva (11 golos em 36 jogos). O antigo sportinguista ainda só tem 22 anos e, caso conquiste um lugar na jovem equipa da Red Bull (apenas dois trintões e a maioria sub-23), terá ocasião para brilhar na Bundesliga e Liga dos Campeões e, quem sabe, obrigar Fernando Santos a nova chamada à seleção.

Bruma esteve domingo passado a titular na vitória de 5-0 sobre o Spfr. Dorfmerkingen, para a Taça, mas não marcou.

Dois jovens campeões europeus repetem a época na Alemanha, Raphael Guerreiro, no Dortmund, e Renato Sanches, no Bayern Munique. Não foram muito felizes em 2016/17, especialmente Sanches, incaapz de manter a promessa de grande jogador com que saiu do Benfica em 2016.

Quanto a Vierinha, já de 31 anos, é símbolo do Wolfsburgo, onde está há sete épocas. Aliás, fez quase toda a carreira no estrangeiro, pois esteve quatro épocas no PAOK, na Grécia, antes de rumar ao campeonato alemão. Vieirinha já viveu melhores dias na Bundesliga, sendo vice-campeão há três épocas. A crise da equipa da Volkswagen foi forte, depois, e na última época só garantiu a permanência no play-off.

Ao contrário de Renato Sanches, Bruma, Raphael Guerreiro e Vieirinha, Carlos Mané ainda não chegou à seleção principal. É, no entanto, um valor seguro nos escalões mais jovens e tem natural ambição de chegar mais longe. Na Alemanha, onde está há um ano, vindo do Sporting, ajudou o Estugarda a subir de divisão, após vitória na Bundesliga 2.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA