De que está à procura ?

Comunidades

Reunião das Câmaras de Comércio portuguesas junta mais de 30 instituições

© DR

As câmaras presentes na reunião anual que se realiza esta quinta e sexta-fira em Lisboa são 32, mas há pelo menos 55 delegados ao encontro, soube o BOM DIA junto da organização.

A mesma fonte confirma que do Brasil estarão as 11 câmaras de comércio e indústria portuguesas naquele país, mas também a federação que as agrupa.

“Na Europa, das 12 câmaras existentes, estão presentes 10, o que não é nada mau”, disse ao BOM DIA Francis da Silva, presidente da câmara do Luxemburgo mas igualmente presidente da estrutura que reune as câmaras europeias.

A primeira edição do Encontro Anual da Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas no Mundo (RCCPM), decorre esta quinta e sexta-feira, com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, e do ministro da Economia, Pedro Reis.

No dia 6 de junho, quinta-feira, tem lugar a Assembleia Geral da RCCPM e um almoço-debate com a presença do ministro Paulo Rangel sob o tema “A importância da diáspora empresarial no investimento direto em Portugal, incentivos existentes ou futuro”.

Haverá, no início da tarde, a sessão de abertura do Encontro com a presença de Paulo Rangel, bem como do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), Rui Nabeiro. O presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, terá participação, a ainda por confirmar, via vídeo conferência.

Está prevista a assinatura de um acordo de cooperação entre a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) e a RCCPM. O programa inclui ainda painéis temáticos sobre a atividade a curto e médio prazo da RCCPM. À noite, um jantar de gala decorrerá com o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, que abordará o tema: “Sinergias de trabalho entre a RCCPM, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e as Associações empresariais e setoriais”.

No dia seguinte, 7, o programa conta com visita dos participantes à Assembleia da República (AR), receção do grupo pelo primeiro-ministro português, Luis Montenegro, no Palacete de São Bento, bem como almoço na AR e receção na Camara Municipal de Lisboa pelo presidente Carlos Moedas.

A parte da tarde conta com visita a Unicorn Factory de Lisboa, um projeto idealizado pela Câmara Municipal de Lisboa com o objetivo de “expandir o ecossistema empreendedor da cidade, de startups a scaleups e, potencialmente, unicórnios”, sendo considerado um “motor para o crescimento económico e uma força motriz de inovação, atraindo talento, novos projetos e investimento”. No final do dia, os participantes terão um jantar de encerramento do encontro.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA