Projeto para a saúde mental da diáspora ganha prémio europeu
A plataforma RUMO, que desde 2016 se dedica a providenciar serviços online na área da saúde mental e bem-estar às comunidades da diáspora, foi esta semana distinguida em Viena pela Comissão Europeia através dos prémios Social Impact Awards das Marie Skłodowska Curie Actions.
Entre mais de cem candidatos, a RUMO foi distinguida pelo impacto ao nível europeu na sua área de atuação, na inovação do seu modelo bem como na contribuição científica que tem vindo a realizar.
Este ano a plataforma portuguesa esteve também presente na maior conferência de ciência da Europa ESOF2018 em Toulouse onde apresentou alguns dados sobre o estado da saúde mental dos académicos portugueses que fazem parte da Diáspora, fazendo também parte de um painel de peritos em saúde mental numa sessão em parceria com a Marie Curie Alumni Association. Também este ano, em Braga, no Congresso da Ordem dos Psicólogos, a plataforma apresentou o seu modelo clínico a fim de o mesmo ser validado pelos pares.
Com utilizadores em cerca de 11 países, e um crescimento para uma equipa de 16 terapeutas e coaches, desde 2017 que já foram realizadas mais de 2000 horas de sessões de psicoterapia e coaching de carreira. Neste sentido, a RUMO tem vindo a apresentar-se como uma resposta clínica efetiva e acessível para pessoas em situação de migração, assim como uma valência social para situações de emergência social (ex. atentados terroristas ou desastres naturais onde migrantes estiveram expostos).
Atualmente a plataforma prepara-se para alargar os seus serviços a organizações e a outras nacionalidades.