De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Português dominava pesca nos EUA mas acabou detido

Carlos Rafael, conhecido por “codfather” nos Estados Unidos da América, dominou o setor piscatório do país, mas acabou detido, multado e banido da pesca comercial.

Em causa terá estado uma alegada burla, relativa ao ano de 2017, pela qual o pescador acabou sentenciado a 46 meses de prisão. No entanto, foi possível chegar a acordo e Carlos viu-se na obrigação de pagar três milhões de dólares, vender a sua frota e abdicar das suas licenças de pesca.

O acusado alegou que a fraude pela qual fora detido se tratou de um esforço para salvar empregos.

Recorde-se que Carlos Rafael e os capitães das suas embarcações etiquetavam bacalhau como um peixe mais barato, de forma a fugir às quotas impostas pela lei.

De acordo com o Sapo, o advogado de defesa garantiu que “o acordo é muito duro para o cliente. O grande sacrifício para Carlos é que lhe estão a pedir que não participe nunca mais na indústria da pesca, que tem sido a sua vida, onde fez as suas amizades, ganhou a vida. É quem ele é. É onde ele ia todos os dias trabalhar. É onde ele conseguiu grandes sucessos e o que lhe permitiu sustentar a família, justifica”.