De que está à procura ?

Comunidades

Observatório dos Lusodescendentes comemora 10 anos de existência

O Observatório dos Lusodescendentes, associação sem fins lucrativos que tem como objetivo identificar e acompanhar os lusodescendentes espalhados pelo mundo, celebrou o seu 10.º aniversário no passado dia 10 de junho e a sua coordenadora, Emmanuelle Afonso, falou em exclusivo ao nosso jornal.

“A associação nasceu a 10 de junho de 2010, uma data simbólica em que também se assinala do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, tendo sido a primeira associação de lusodescendentes em Portugal”, revelou.

“No início dos anos 2000, muitos dos lusodescendentes que regressaram a Portugal sentiram que tinham obstáculos comuns. Entre eles estavam as dificuldades na língua. Naquela altura, quem não a dominava, tinha de pagar aulas, mesmo tendo nacionalidade portuguesa. Havia também problemas laborais e de dupla identidade, por isso decidimos fundar uma associação para acolher quem vem e para criar uma ligação entre a diáspora e a cultura do país. Quanto ao Observatório, foi criado para recolher estatísticas reais sobre o número de lusodescendentes espalhados pelo mundo”, garantiu Emmanuelle.

Neste evento realizado junto ao Padrão dos Descobrimentos, para o qual o BOM DIA foi convidado, marcaram presença, para além de dezenas de lusodescendentes, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, o deputado eleito pelo Círculo da Europa, Carlos Gonçalves (PSD), e a assessora da Presidência da República, Maria João Ruela.

Assista em baixo à entrevista completa.

https://www.facebook.com/grupobomdia/videos/616663762535385/

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA