De que está à procura ?

Colunistas

O voto da diáspora e a necessidade de uma democracia à altura do nosso tempo

© Lusa

A iniciativa anunciada pelo Chega, em 20 de outubro, visando introduzir o voto eletrónico para os portugueses residentes no estrangeiro, recoloca no debate nacional  de maneira mais efectiva, uma questão fundamental: como garantir que a distância geográfica não se transforme numa limitação efectiva dos direitos democráticos?

Independentemente da origem partidária da proposta, importa discutir o seu conteúdo, as suas implicações e o eventual benefício para os cidadãos. Numa democracia madura, o interesse nacional não deveria ficar subordinado às rivalidades entre partidos.

A diáspora portuguesa constitui uma dimensão essencial da nossa identidade colectiva. Os emigrantes contribuem para a economia, difundem a cultura portuguesa e mantêm viva a ligação à pátria. Contudo, quando chega o momento de exercer o direito de voto, muitos enfrentam obstáculos que dificultam a sua participação: distâncias consideráveis aos consulados, limitações dos serviços postais e procedimentos burocráticos pouco adaptados à realidade contemporânea.

Nas eleições legislativas de 2025, a participação dos eleitores inscritos no estrangeiro rondou apenas os 22%. Embora a abstenção tenha diversas causas, este número deveria motivar uma reflexão séria sobre a acessibilidade dos mecanismos eleitorais.

Não basta reconhecer direitos na Constituição; é indispensável assegurar condições efectivas para o seu exercício.

O voto electrónico poderá representar uma oportunidade de modernização democrática, começando pela diáspora e, eventualmente, permitindo desenvolver experiências aplicáveis ao conjunto dos cidadãos portugueses. Todavia, a inovação tecnológica exige prudência, rigor e responsabilidade.

A segurança informática, a protecção dos dados pessoais, a autenticação dos eleitores, o segredo do voto e a fiscalização independente são condições indispensáveis. Importa igualmente distinguir o voto electrónico presencial do voto remoto pela Internet, cujos desafios são diferentes. A experiência da Estónia demonstra a relevância de estudar soluções internacionais, sem esquecer as particularidades institucionais de Portugal.

A tecnologia só representa progresso democrático quando reforça a confiança dos cidadãos nas instituições.

Esta discussão ultrapassa largamente a questão eleitoral. Coloca-nos perante um problema mais profundo: a necessidade de evoluirmos de uma democracia excessivamente centrada nos aparelhos partidários para uma democracia mais participativa, transparente e próxima da sociedade.

Os partidos continuam a ser indispensáveis à democracia representativa, mas  a cidadania não deveria limitar-se ao acto de votar periodicamente. As possibilidades abertas pelas tecnologias digitais permitem desenvolver novas formas de consulta pública, participação cívica e acompanhamento das decisões políticas.

Não se trata de substituir a democracia representativa por uma democracia digital improvisada, mas de a complementar e enriquecer, tornando os cidadãos participantes mais activos e responsáveis na construção do bem comum.

Neste processo, a diáspora portuguesa poderá assumir um papel particularmente importante, graças à sua experiência internacional, ao contacto com diferentes culturas políticas e à capacidade de estabelecer pontes entre Portugal e o mundo.

A proposta anunciada merece, por isso, uma análise parlamentar séria, exigente e construtiva. Os diferentes partidos deverão avaliar as suas disposições, identificar eventuais insuficiências e procurar soluções juridicamente consistentes e tecnicamente seguras.

Seria lamentável que uma questão desta importância se perdesse em confrontos partidários ou fosse julgada exclusivamente pela identidade dos seus proponentes. Importa, naturalmente, conhecer o articulado integral do projecto e acompanhar o seu percurso legislativo, pois a apresentação de uma proposta não equivale à sua aprovação.

O verdadeiro desafio consiste em colocar o cidadão no centro da democracia, em vez de reduzir a democracia à competição entre partidos.

Como tenho defendido em reflexões anteriores sobre o voto da diáspora e a democracia participativa, a cidadania não pode continuar condicionada pela proximidade física aos centros administrativos e políticos.

O português residente no estrangeiro não é um cidadão de segunda categoria. A distância pode modificar as circunstâncias da sua participação, mas não diminui a dignidade dos seus direitos nem o seu vínculo à comunidade nacional.

A modernização democrática não se esgota na digitalização de procedimentos. Exige uma transformação da relação entre o Estado e os cidadãos, fundada na inclusão, na responsabilidade, na transparência e na confiança.

Portugal dispõe hoje de instrumentos tecnológicos que justificam uma reflexão aprofundada sobre novas formas de participação política. O essencial será utilizá-los com segurança, discernimento e respeito pelos princípios constitucionais.

Uma democracia verdadeiramente viva não se mede apenas pela regularidade das eleições, mas também pela capacidade de incluir os cidadãos, escutar as suas preocupações e adaptar as instituições às exigências do tempo.

Que o debate sobre o voto electrónico da diáspora seja, portanto, uma oportunidade para repensar a qualidade da nossa democracia, para além das conveniências partidárias e das promessas circunstanciais.

Uma democracia que se proclama universal não pode resignar-se a uma cidadania limitada pela geografia.

António da Cunha Duarte Justo

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA