A Lancia acaba de apresentar o Lancia Pu+Ra HPE, o manifesto da Marca para os próximos 10 anos, que transporta a Marca para a nova era da mobilidade elétrica e que sumariza o seu modo de conceber e experienciar o automóvel. “Iniciando-se com o novo Ypsilon, os nossos automóveis do futuro serão inspirados pelo Lancia Pu+Ra HPE,” referiu Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
Um automóvel 100% elétrico, com uma visão da Marca em termos de autonomia, superior a 700 km, sendo necessários pouco mais de 10 minutos para o carregamento, e com um consumo energético inferior a 10 kWh/km.
O Lancia Pu+Ra HPE é o primeiro automóvel inspirado no universo do mobiliário, graças à colaboração com a Cassina, líder no mundo da indústria do mobiliário com estofos de elevada qualidade, traduzindo-se numa experiência de “sensação caseira” tipicamente italiana.
O Lancia Pu+Ra HPE é o primeiro automóvel equipado com uma interface virtual S.A.L.A. que iremos encontrar no novo Ypsilon. Graças à S.A.L.A, a Lancia tornar-se-á na primeira marca da Stellantis a adotar as tecnologias Chameleon e TAPE (Tailored Predictive Experience), que centralizem as funções de áudio, controlo de climatização e iluminação, permitindo a que o ambiente interior da viatura se possa adaptar ao toque de um botão ou através de uma instrução vocal.
O Lancia Pu+Ra HPE é uma evolução natural do concept Lancia Pu+Ra Zero, mostrando muitas das funcionalidades da escultura tridimensional desvendada em novembro último.
O novo concept da Lancia encarna plenamente os princípios da nova linguagem de designda Marca, uma linguagem de design pura e radical, onde os volumes dos automóveis são criados a partir da intersecção de formas elementares e icónicas como o círculo e o triângulo, combinados com alguns detalhes ecléticos. O novo concept da Lancia torna-se, assim, uma expressão do design intemporal italiano, com uma abordagem sustentável e inovadora que vai para além da típica linguagem automóvel.
O concept denomina-se Lancia Pu+Ra HPE, sendo que “Pu+Ra” refere-se à nova linguagem de design da Marca, pura e radical, enquanto “HPE” se traduz em “High Performance Electric”, numa proposta que é, simultaneamente, Ecosustentável, Emocionante e Evoluída. O acrónimo HPE foi usado pela primeira vez na década de 70 do século passado no Lancia Beta, então significando “High Performance Estate”, num símbolo de carácter desportivo e prático.
“Progressive Green” é o nome da cor do Lancia Pu+Ra HPE, “progressive” no que demonstra visualmente o futuro da Marca e dos seus clientes, enquanto “green” carateriza o seu valor em termos de sustentabilidade. Este tom verde-azulado – com um detalhe dourado quente, produzido com recurso a um metal líquido com pigmentos de última geração – presta homenagem ao histórico e intemporal Lancia Flaminia Azzurro Vincennes.
O constante diálogo entre passado e futuro é expresso nas linhas laterais fluidas que descem em direção à traseira da viatura, fazendo lembrar os modelos Aurelia e Flaminia, de design elegante, com base nas suas características de aerodinâmica, sustentabilidade e fluidez dos volumes.
Os emblemas nas laterais incluem o novo logótipo da Lancia, expressão da nova identidade visual da Marca. Passa em revista todas as suas características históricas (ex.: o volante, a bandeira, o escudo, a lança e o lettering), reinterpretando-as com um twist moderno, expressando inovação, a natureza do seu ecletismo premium italiano.
O diálogo entre o passado e o futuro pode também ser encontrado na traseira, onde podemos observar as icónicas luzes circulares, inspiradas pelo espírito mais cru e radical da marca, surgindo nova clara referência ao lendário Lancia Stratos, com o icónico e novo lettering Lancia colocado entre as luzes traseiras.
A frente reinterpreta a histórica grelha de Lancia, agora transportada para o futuro pelos três raios de luz que a tornam icónica, memorável e visível mesmo vista de longe. Destaca-se acima do cálice do novo lettering da Lancia, produzido com uma fonte original que se inspira no mundo da moda.
O inovador tejadilho circular proporciona uma vista ampla e panorâmica, com uma referência clara a elementos arquiteturais, tão característicos da nova linguagem de design da Lancia.
Também o vidro traseiro relembra a Lancia dos anos 70, no Beta HPE, com linhas horizontais envolventes que revisitam a famosa estrutura inspirada nas persianas venezianas, mas com uma reinterpretação moderna. As grandes superfícies vidradas enfatizam a luz natural, para recordar o conceito de “sensação caseira”.
É dada continuidade à parceria entre a Lancia e a Cassina, duas marcas de excelência do “Made in Italy” nas suas respetivas áreas, olhando agora para o futuro com uma atenção para com a sustentabilidade e para com o bem-estar a bordo.
Assente no seu know-how, como resultado de quase 100 anos de história, inovação e investigação, a Cassina está agora a transferir essa sua valência para o setor automóvel, concentrando-se nos valores partilhados com a Lancia, tais como o espírito italiano, a inovação, a tradição, e o respeito pelo ambiente.
O Design Italiano é aplicado ao desenho do automóvel, resultando numa contaminação cultural que faz evoluir o conceito de certas peças de mobiliário que sublinham o interior de uma casa, transferindo-as para o concept Lancia, criando verdadeiros espaços domésticos.
A viagem partilhada entre a Lancia e a Cassina é inspirada pela “The Cassina Perspective”, a visão da empresa de combinação dos produtos mais inovadores com ícones de modernidade, levando à criação de ambientes acolhedores e ecléticos, de acordo com um código único de excelência em design.
O nosso ponto de partida centrou-se em determinados móveis que definem a essência de uma casa, sendo depois transferidos para o Lancia Pu+Ra HPE: o aspeto essencial dos estofos de elevada qualidade presentes numa sala; a mesa de café, elemento central e “multifuncional”; e, por fim, o calor do tapete a relembrar, de imediato, um ambiente familiar, com grande importância dada à cor e consistência dos materiais.
Os interiores do Lancia Pu+Ra HPE expressam total coerência com a nova, pura e radical linguagem de design da Marca, graças à utilização de formas icónicas e simples, que escapam à típica linguagem automóvel.
O interior deste concept espelha um espaço eclético inspirado pelo design de interiores, pela atmosfera das casas italianas, pela arquitetura fluida com grande atenção aos detalhes, numa composição global de formas puras.
A inspiração no design do mobiliário italiano é clara no eclético tapete redondo e nos bancos dianteiros, inspirados nas poltronas Maralunga, desenhadas por Vico Magistretti para a Cassina. São duas poltronas individuais e independentes, com proporções únicas e com um arrojado tratamento cromático.
As formas puramente geométricas são também expressas nas novas mesas redondas, na consola central e mesmo no painel de instrumentação, o que subverte a abordagem automóvel e se baseia numa icónica peça única e arredondada em vidro, entrecortada por divisões claras.
As grandes superfícies vidradas ajudam a inundar de luz natural o compartimento dos passageiros. Tal resulta na criação de um ambiente acolhedor, um espaço de vida, que transmite a típica atmosfera quente das casas italianas.
Por fim, as persianas relembram o icónico Lancia Beta HPE e o mundo da arquitetura, projetando luzes e sombras naturais no compartimento dos passageiros, tornando-se, na sua secção central, num elemento tecnológico luminoso que interage com a interface S.A.L.A. e as suas funções.
O conceito de “Sustentabilidade by Lancia” assenta na sustentabilidade com estilo, ou “Sustylenability”, composição entre os termos britânicos “sustainability” e “style”.
O Lancia Pu+Ra HPE é, de facto, a primeira representação em pleno desta “Sustentabilidade by Lancia”, um manifesto 100% elétrico que define a visão da Marca para os próximos 10 anos, onde todo e qualquer simples elemento reflete a ideia de uma “sensação caseira” elegante e simultaneamente sustentável no interior, num perfeito estilo Lancia.
Graças a parcerias com marcas “Made in Italy”, foram utilizados materiais sustentáveis no interior requintado do modelo, em linha com os valores inscritos no plano estratégico a 10 anos da Lancia, em que 70% das superfícies tácteis serão concebidas com recurso a materiais ecosustentáveis.
Foram quatro os valores que guiaram a Marca neste caminho de sustentabilidade: reinterpretação da tradição, do espírito italiano, do ecletismo e da “sensação caseira”:
– Reinterpretação da tradição: significa encontrar materiais sustentáveis com a intenção de redesenhar a tradição Lancia, utilizando materiais inovadores, reciclados e recicláveis, concebidos segundo processos sustentáveis. Este conceito é expresso na reinterpretação dos estofos em tecido de lã panno Lancia utilizados nos assentos, resultado da colaboração com a Cassina, que espelham o novo e eclético veludo ocre com certificação GreenGuard®, baseado em químicos de baixas emissões e impacto ambiental GWP (Global Warming Potential).
– Espírito italiano: faz parte das raízes da Lancia, fruto da utilização de materiais que simbolizam a excelência italiana e expressam uma herança única em termos de beleza, autenticidade e criação manual. Os painéis das portas do Lancia Pu+Ra HPE estão revestidos a MARM \ MORE, material cujo nome deriva de “marmor”, palavra latina para “mármore”, enquanto o “MORE” sublinha o modo como esse material lhe acrescenta valor, com um processamento que cria uma perceção nova e diferente do mármore. Do seu estado pesado e estático, torna-se leve e utilizável, um material inovador composto por um máximo de 50% de resíduos de pó de mármore, tecido reciclado, produzido com cores naturais, macio ao toque e à prova de água, fabricado pela Limonta e pela start-up FILI PARI.
– Ecletismo: representa a capacidade de desenhar a partir de um leque de áreas não estritamente relacionadas com o automóvel, em perfeito estilo italiano. Este conceito encontra-se na icónica mesa feita de acetato de celulose M49 BioAcetate Renew™. O acetato de celulose é amplamente utilizado no mundo da moda, em especial na produção de óculos, dada a sua capacidade de cobrir uma ampla gama de estilos, cores, efeitos e grafismos. Esta característica específica faz parte da inovadora mesa de café incluída no Lancia Pu+Ra HPE.
– “Sensação caseira”: significa a criação de um ambiente acolhedor que se inspira nas casas italianas, para fazer com que os nossos clientes “se sintam em casa” todas as vezes que entram no automóvel.
A sua prateleira traseira envolve os bancos numa incrustação em madeira eclética, quente e contemporânea, feita com uma “matéria-prima de reutilização criativa” em parceria com a Tabu e a sua coleção “Biodiversidade” de madeiras incrustadas. Um produto inovador e circular que utiliza resíduos de processamento de um leque de madeiras maciças de elevada qualidade, recuperando-os e reformando-os habilmente pelas mãos de marceneiros especializados, de modo a tornar-se num novo material original e eclético.
A estrela indiscutível desta atmosfera “caseira” é o tapete em lã natural, um item artesanal criado sem desperdício. A sua forma circular acompanha o estilo do tablier e da icónica mesa; o processo de escultura 3D relembra elementos presentes no capô, envolvendo o interior como se estivéssemos em casa, numa sala de estar.
Toda a secção traseira e inferior do interior da viatura apresenta um nubuck aveludadoquente e confortável (by Poltrona Frau), produzido em Itália numa cadeia de abastecimento certificada que abdica de acabamentos cromados.