Morreu o doutor Hermínio, como os felgueirenses conhecem. O Pop Cross perdeu um dos mais lídimos praticantes e divulgadores do desporto motorizado.
Hermínio dos Santos Martins, que até início dos anos 80 teve uma farmácia, com o nome homólogo, em Felgueiras – à Rua Rebelo de Carvalho, pereceu na manhã do domingo 29 de doença prolongada. Tem oitenta e quatro anos.
Uma vida muito preenchida e diversificada. Foi professor, meu professor, por sinal, director da farmácia referida e destacou-se no automobilismo, em diversas modalidades.
Foi ele quem trouxe as provas de Pop Cross a Felgueiras. Foi ele quem correu ralies mais ou menos conceituados, até o ralie TAP. Ao tempo este era o Rallye de Portugal.
Levou sempre consigo a sua filha menos nova, dos cinco que tem, aos seus desígnios desportivos.
Pagou caro a sua multiplicidade e variedade desportiva e dedicou-se quase em exclusivo ao ensino que o havia de levar a Elvas, por colocação.
Foi também colaborador da Imprensa Regional, e tem publicado um livro de poesia.
Não consta que tenha vindo mais a Felgueiras e os seus familiares igualmente. Mesmo assim Hermínio dos Santos Martins gozava do carinho de muitos e bons felgueirenses. Dos melhores e dos que mais o presam, agora apenas na sua memória.
Fica agora a minha inquebrantável dor e sentimento profundos, professor.
Mário Adão Magalhães 015/11/30