De que está à procura ?

Comunidades

Morreu em Paris Albano Cordeiro, o luso-moçambicano-italiano-francês

© Lusojornal

Albano Cordeiro faleceu no dia 30 de dezembro, em Paris, aos 85 anos. Economista-sociólogo, investigador do CNRS (Centro Nacional de Investigação Científica), da Universidade de Grenoble e depois da Universidade Denis Diderot – Paris VII (última missão antes da sua reforma em 2002), autor de numerosos trabalhos sobre a imigração portuguesa em França e o movimento associativo português, revela o LusoJornal.

Albano Cordeiro foi também ativista em diversas associações e organizações de defesa dos direitos dos imigrantes, interessando-se particularmente pela questão dos direitos civis, da cidadania e democracia participativa.

Esteve ligado aos Verdes franceses, mas Albano Cordeiro foi fundador e membro de numerosos movimentos associativos e organizações sociais, como a Associação Franco-Portuguesa de Grenoble, o Colectivo de Estudos e Dinamização da Emigração Portuguesa (CEDEP), a Associação Portuguesa de França Ativa e Solidária, a Associação Francesa de Economia Política (Economistas Consternados), a Convergência 84 para a Igualdade, o Conselho das Associações de Imigrantes de França (CAIF) ou a Associação Memória Viva.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA