De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Luso Cymru Futsal: um clube 100% português no País de Gales

Onde quer que haja uma bola de futebol, ou de futsal, provavelmente há um português, ou vários. É possível confirmar esta ideia olhando para o Luso Cymru Futsal, um clube 100% português no País de Gales. O BOM DIA falou com Fábio Moreira, diretor da coletividade, para perceber até onde vai o amor dos portugueses pela “redondinha”.

A história do Luso Cymru Futsal é a história de quatro portugueses, Hugo Gomes, Hugo Tavares, Fábio Moreira e o mister César Fernandes. Estes integravam a equipa do Brickfield Rangers FC, que em 2018/2019 levaram às finais de Cardiff, onde competiram com as melhores equipas de futsal do País de Gales. O sonho era vencer a competição, e dessa forma chegar à Liga dos Campeões. No entanto, a falta de apoios e as dificuldades logísticas fizeram com que a equipa tivesse de se contentar com o terceiro lugar. Foi então que Fábio Moreira questionou os colegas “porque não criamos tudo nós? Já que não temos ajudas, saímos e criamos a nossa equipa”.

Assim nasceu o Luso Cymru Futsal, cujo logótipo ilustra bem a identidade simultaneamente portuguesa e galesa do clube. O clube conseguiu reunir alguns patrocínios, entre os quais os portugueses Sea & Land Flavours of Portugal e Maria Costa, embora continue à procura de mais apoios.

A equipa já deu entrada na principal liga do futsal galês, a FAW Futsal Cup. O objetivo passa por alcançar a Liga dos Campeões, mas também por motivar os jovens para a prática da modalidade. Para tal contam com “um grupo fantástico, de malta trabalhadora e com sonhos” explica Fábio Moreira.