De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Desporto

Liga MEO Surf é a melhor da Europa

Um estudo elaborado pela empresa Remarkable Communication & Image Management, que foi divulgado na passada quinta-feira, apontou a Liga MEO Surf, principal prova de surf em Portugal e aquela que define os títulos de campeões nacionais, como a melhor competição nacional de surf da Europa. Esta conclusão teve em conta vários fatores, como o número de etapas, participação, calendarização, premiação, estrutura, profissionalismo e divulgação.

Entre os países europeus relevantes no panorama do surf mundial (Portugal, Espanha, França e Reino Unido), a Liga portuguesa é composta por cinco etapas, que compara com 4 (quatro) em Espanha, e 3 (três) no Reino Unido. Por sua vez, o título nacional em França disputa-se apenas com uma prova amadora. Em termos de tempo efetivo de competição, o título português é disputado ao longo de 15 dias (5 etapas de 3 dias) que compara com 10 no caso espanhol.

Um dos maiores destaques desportivos é o convite para o campeão nacional participar na etapa portuguesa do circuito mundial de elite da World Surf League, o MEO Rip Curl Pro Portugal. Não existe qualquer paralelo nos restantes circuitos europeus.

A nível de participantes, a prova francesa regista um total 1.419 surfistas, mas tal deve-se ao facto de ser uma prova amadora e com vários escalões. Em Portugal, o circuito funciona de forma autónoma dos escalões de formação, à imagem do que acontece na World Surf League. Conta com 162 participantes, contra 56 e 53 dos circuitos de Espanha e do Reino Unido, respetivamente.

Também do ponto de vista económico, a Liga MEO Surf destaca-se dos seus pares europeus, principalmente pela abrangência dos patrocínios e parceiros envolvidos, em que se incluem marcas “generalistas”. Ao longo das cinco etapas, a Liga MEO Surf distribui mais de 100 mil euros em investimento direto aos surfistas participantes por via de premiação, comparando com 30 mil euros em Espanha. Em França, o campeonato é amador, e no Reino Unido, o UK Pro Tour não divulga o seu prize-money.

Também a transmissão integral em televisão, única no panorama europeu, estabelece uma forte exposição mediática para a liga e os surfistas nacionais.

Recorde-se que a Liga MEO Surf foi considerado o 15º evento com melhor reputação em Portugal pelo estudo: “RepScore” divulgado pela Onstrategy.

“É o melhor campo de treinos para que os nossos surfistas se preparem para o circuito mundial, mediante um esforço permanente da Associação Nacional de Surfistas em gerir a não sobreposição das etapas nacionais e internacionais”, comentou Tiago Pires, surfista que esteve durante sete anos na elite do circuito mundial.

“Do que conheço a nível internacional, a Liga MEO Surf é a melhor pensada e estruturada como plataforma competitiva e como trampolim para uma carreira internacional. Não é demais dizer que é a melhor liga da Europa ou mesmo do mundo”, concluiu.

“A Liga MEO Surf é sem dúvida uma plataforma de competição de excelência e prestígio, com a atribuição do título nacional e o convite regular para o campeão participar na etapa do mundial que decorre atualmente em Peniche”, afirma Diogo André, CEO da Remarkable. “”Em paralelo, é um excelente espelho do que melhor se faz a nível mundial, na WSL: um tour com várias etapas, prize-money motivante, uma estrutura forte na praia e várias outras dimensões de interesse que vão bastante além da disputa do título máximo português”, concluiu.

#portugalpositivo