De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Jornalista da diáspora Luís Santos celebra 30 anos de profissão

Nasceu em Portugal mas cedo emigrou para o Luxemburgo onde viveu durante duas décadas. Foi no Grão-Ducado que Luís Santos descobriu o jornalismo como locutor em rádios piratas.

Na rádio Portugal FM do Luxemburgo, Luís Santos foi durante algum tempo o único funcionário de um projeto que acabaria com a atribuição oficial de frequências a quatro rádios nacionais. Luís Santos ingressou na Rádio Latina, o único projeto essencialmente lusófono a ser aprovado pelas autoridades.

Apaixonado pela rádio, o torriense colaborou também no Luxemburgo com a Rádio Norte, a Rádio Clube de Esch, a Rádio Amizade e a Rádio Popular Portuguesa.

Depois da Rádio Latina seguiu-se um jornal: no Correio, Luís Santos coordenou a secção desportiva, mas ainda arranjou tempo para colaborar ainda regularmente com os jornais Notícias, Contacto, ambos no Luxemburgo, mas também com vários meios de comunicação social de Portugal.

O português de Torres Vedras também escreveu livros sobre futebol e ciclismo, para além de ser fotógrafo com mais de 25 anos de fotografias publicadas, num total de mais de 150 mil imagens.

Apaixonado pelo desporto-rei, o português foi também treinador de equipas femininas de futebol durante duas décadas e com dezenas de vitórias.

Como verdadeiro emigrante, Luís Santos deixou o Luxemburgo em 2004 com destino aos Estados Unidos. Mas não abandonou o jornalismo: em 2006 foi locutor na Radio Globo, e desde 2008 está na Rádio Voz do Emigrante de Fall River.

“Dá-me muita alegria fazer as pessoas felizes a ouvir música portuguesa e ao fazer os diretos das festas portuguesas”, explicou Luís Santos ao BOM DIA, completando que “sobretudo os cinco dias das grandes festas do Divino Espírito Santo, a maior da Nova Inglaterra, em Fall River”.

Atualmente, Luís Santos é sobretudo conhecido por ser fotógrafo de eventos da diáspora portuguesa tanto nos Estados Unidos como no Canadá, tendo sido condecorado pela Casa dos Açores da Nova Inglaterra assim como em Toronto, Canadá.