De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Já foi a Poortugaal?

© Tony da Silva

Poortugaal é uma povoação holandesa de quase dez mil habitantes situada perto de Roterdão, entre a zona portuária da cidade e o rio Oude Maas.

A origem do nome, apesar de não ser unânime, provavelmente deriva de Portugal, tanto que há enorme semelhança em ambos os brasões de armas igualmente na época (veja abaixo). O antigo porto de Poortugaal, ligado ao Rio Maas, foi um dos locais onde os portugueses estabeleceram relações comerciais com os holandeses.

A existência, ainda hoje, de uma família com o nome Tempelaar confirma as relações comerciais entre Portugal e a Holanda. O Convento de Cristo de Tomar, ostentado no brasão de algumas famílias, indica que a genealogia deriva da ligação à ordem portuguesa dos Templários.

Contudo, não foram encontrados vestígios de origem judaica portuguesa na sequência das perseguições inquisitoriais do século XVI na Península Ibérica.

Poortugaal era tradicionalmente uma povoação agrícola, principalmente de linho, verduras e fruta. Atualmente a maioria das pessoas trabalha em Roterdão e na zona portuária.

Em 1 de Janeiro de 1985, a autarquia de Poortugaal fundiu-se com Rhoon para formar o município de Albrandswaard.