Seis grupos de teatro juvenil dos distritos de Aveiro, Beja, Guarda, Leiria e Setúbal sobem ao palco entre 17 e 19 de maio no festival Panos, cuja 16.ª edição se realiza em Leiria.
Dedicado ao teatro juvenil e às novas dramaturgias, Panos é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) e da Fundação “la Caixa” e tem coordenação do encenador Sandro William Junqueira.
Segundo o TNDM, em comunicado, o festival, que pela segunda vez acontece fora de Lisboa, pretende ser um espaço “onde se lê, se faz e se apresenta teatro de e para jovens”, promovendo a apresentação de peças originais, levadas à cena por atores dos 12 aos 19 anos.
Ao longo dos três dias dedicados ao teatro juvenil, os palcos do Teatro José Lúcio da Silva (TJLS) e do Teatro Miguel Franco (TMF) recebem seis grupos selecionados entre os 37 concorrentes desta edição. As estruturas vão interpretar textos originais de Ana Pessoa (“Piripíri extra forte”), Emanuel Madalena (“Conta-me entre as medusas”) e Ricardo Adolfo (“Garagem, o nosso sonho”).
Para esta 16.ª edição do festival Panos, o TNDM antecipa “uma celebração coletiva e intensa experiência teatral”.
A programação começa no dia 17, com “Piripíri extra forte”, pelo grupo Trupe Juvenil do Leirena Teatro, de Leiria, às 18h00 (hora em Lisboa), no TMF.
No mesmo dia, às 21h00 (hora em Lisboa), o grupo Clube de Teatro Gilteatro do Agrupamento de Escolas de Alcochete, do distrito de Setúbal, interpreta “Garagem, o nosso sonho”, no TJLS.
“Conta-me entre as medusas”, pelo Gambozinos e Peobardos – Grupo de Teatro da Vela, da Guarda, abre o segundo dia, 18 de maio, no TMF, às 18h00 (hora em Lisboa), que prossegue à noite, no TJLS, com a interpretação de “Garagem, o nosso sonho”, pelo grupo ART’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro.
Também no dia 18 de maio, às 16h00 (hora em Lisboa), o festival promove o lançamento do livro “Panos”, com os três textos originais criados para a edição deste ano. À noite, também no ‘foyer’ do TJLS, há festa com DJ ‘set’.
O festival encerra no dia 19 de maio com novas representações de “Piripíri Extra Forte”, pelo grupo (En)Cena, de Serpa, distrito de Beja, no TMF, às 18h00 (hora em Lisboa), e de “Conta-me entre as medusas”, pelo grupo Qpalcos, da Gafanha da Nazaré, Aveiro, no TJLS, às 21h00 (hora em Lisboa).