De que está à procura ?

Europa

Fatura de gás na Alemanha pode triplicar

© DR

A Agência Federal de Redes da Alemanha prevê que aquecer a casa venha a custar o triplo no próximo ano. A razão passa pelo custo de abastecimento de gás, cuja proveniência da Rússia tem diminuido.

“A partir de 2023, os consumidores devem preparar-se para que as contas pelo menos tripliquem”, refere o diretor da agência federal, Klaus Müller, como refere o Deutsche Welle. “Para quem recebem a sua conta de aquecimento, os pagamentos já estão a ir para o dobro – e antes de ter em conta a guerra na Ucrânia”.

O diretor apelou também a que se poupe gás e se economizem as contas de casa. “Não afetará todos os consumidores imediata ou integralmente, mas a certa altura, a fatura vai ter de ser paga”, admite Klaus Müller.

A crise energética na Europa assola mais diretamente a Alemanha, que tem como fornecedor importante a Rússia. Após a invasão da Ucrânia, a busca de alternativas ao gás começou, e os custos aumentaram consoante as sanções.

Acrescentando, o Nord Stream 1, o gasoduto que liga russo e germânicos, foi fechado para manutenção anual. O jornal alemão alega que nem a Alemanha nem a UE têm garantias de que o gasoduto seja reativado. Transporta 55 mil milhões de metros cúbicos de gás por ano, via Mar Báltico.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA