De que está à procura ?

Comunidades

Em Andorra também se cantam as janeiras

Durante as últimas semanas o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, entidade cultural no Principado de Andorra, levou a tradição portuguesa de cantar as janeiras a mais de 30 espaços do país dos Pirenéus.

Foi a 14ª edição desta iniciativa que leva a tradição portuguesa às sete paróquias de Andorra durante três fins de semana. Este ano a música e as canções tradicionais lusitanas contaram, entre a assistência, com as ilustres presenças de Paulo Pisco, deputado da Assembleia da República e de Miguel Silvestre, Cônsul Geral de Portugal em Barcelona, ambos de visita à comunidade portuguesa em Andorra.

O grupo levou as janeiras às igrejas paroquiais de Encamp, Ordino, Escaldes-Engordany, Andorra la Vella e Sant Julià de Lòria, bem como aos domicílios particulares, estabelecimentos comerciais e lares da terceira idade que ano após ano não querem perder a oportunidade de receber os votos de bom ano na língua de Camões.

O Copríncipe de Andorra e Arcebispo de Urgell, Joan-Enric Vives, aproveitou a homilia da missa de dia 20 na Catedral de Santa Maria, na Seu d’Urgell (Espanha), e agradeceu “a forma simpática com que os elementos do grupo vieram pessoalmente desejar um bom ano ao Copríncipe”, e felicitou os portugueses por “manterem de forma constante as tradições lusitanas”.

Foram realmente a preservação da tradição portuguesa, a afirmação da portugalidade e a boa disposição em cada espaço visitado os aliciantes para os elementos do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ saírem à rua, desafiando as condições adversas de um país de alta montanha.

O Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, entidade cultural no Principado de Andorra, foi fundado em maio de 1996 e prepara-se para celebrar 23 anos de existência com a organização do sétimo Festival de Folclore Ibérico – Principado de Andorra que terá lugar em Encamp no dia quatro de maio próximo

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA