De que está à procura ?

Comunidades

Diplomatas dirigem-se às comunidades no Dia da Língua Portuguesa

O Dia Internacional da Língua Portuguesa é festejado anualmente por milhões de pessoas um pouco por todo o mundo, mas esta terça-feira foi o dia em que a data se tornou oficialmente reconhecida pela UNESCO, tendo os altos representantes da diplomacia portuguesa no Reino Unido, Luxemburgo e França, assim como o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, aproveitado a oportunidade para se dirigirem às comunidades.

O Embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes, publicou nas redes sociais da sua embaixada um vídeo onde apela ao orgulho e ao sentimento de comunidade por parte dos falantes de língua portuguesa, tendo referido que cada um de nós tem a liberdade de desenvolver e fazer crescer a chamada língua de Camões.

O mesmo exemplo seguiu Jorge Torres Pereira, diplomata lusitano em França, que acompanhou o vídeo partilhado com uma mensagem onde apela ao orgulho na língua portuguesa, língua esta que “até já tem um dia mundial” e que, considera, para falá-la com orgulho “é preciso falá-la bem”.

António Gamito, embaixador de Portugal no Luxemburgo, escreveu ao BOM DIA um longo texto, já disponível no nosso site, em que aborda a construção e língua, assim como a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e o sonho da lusofonia.

Ao longo do seu artigo, António Gamito recorda a história e o nascimento da CPLP e enaltece todos os 280 milhões de falantes de língua portuguesa espalhados pelo mundo, tendo incluindo também os falantes de português da diáspora, em especial aqueles que habitam e trabalham no Luxemburgo, facto que diz engrandece a multiculturalidade do Grão-Ducado.

Augusto Santos Silva, por seu turno, festejou esta importante data para as comunidades com a declamação do poema “Voo”, da autora brasileira Cecília Meireles, e acabou a sua intervenção com o excerto do português Eugénio de Andrade, “Colhe todo o oiro”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA