De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Mundo

Covid-19: o mundo está de olhos postos em Portugal

A doença covid-19, que foi identificada em Wuhan, China, em dezembro de 2019, e que desde então se tem propagado de forma célere por todo o mundo, está a pôr à prova os governos e as metodologias por eles utilizadas de forma a enfrentar uma pandemia que já infetou mais de 900 mil pessoas.

Ao passo que Itália, Espanha e Reino Unido veem as suas abordagens de combate ao novo coronavírus criticadas a nível mundial, Portugal está a ser elogiado pela imprensa estrangeira, tal como revelam os artigos redigidos por jornais franceses, sites norte-americanos e pelo próprio embaixador britânico em Portugal, de acordo com a Visão.

O primeiro artigo de que a revista portuguesa dá conta chega do France Inter, jornal que tenta explicar as razões para que Portugal não esteja a sofrer tanto com a pandemia como os seus vizinhos europeus. Nesse mesmo artigo, o autor Anthony Bellanger compara as medidas impostas por António Costa àquelas que foram aplicadas pelos seus homólogos de Espanha e de Itália, referindo que “os portugueses são tão disciplinados que a repressão se torna inútil”.

Na mesma linha, um artigo chamado “O mistério de Portugal. Na fronteira com Espanha tem muito menos casos do que o seu vizinho”, publicado no Newsmaker, dá ênfase às medidas mais brandas aplicadas pelos governantes portugueses:

“[Portugal] permite atividades no exterior, como acompanhar menores durante curtos períodos de recreação ao ar livre e movimentar-se por curtos períodos de tempo, além das óbvias saídas para adquirir necessidades e serviços básicos. Além disso, está a pedir à população idosa e aos doentes crónicos para só saírem à rua em circunstâncias excecionais. Poderá haver polícia a encaminhá-los de volta a casa, mas não estão previstas penalização mais duras”, referem os norte-americanos.

Por sua vez, também o diplomata britânico Chris Sainty, que reside no Algarve, declarou ao The Portugal Resident – meio de comunicação social destinado à comunidade britânica – que características como a bondade, a generosidade, a cordialidade e a alegria do povo português são as principais armas para que Portugal vença a batalha contra este vírus.

Recorde-se que, à data desta publicação, há 950 mil casos confirmados em todo o mundo.

Em território português, a covid-19 infetou 9.034 pessoas e tirou a vida a 209.

#portugalpositivo