De que está à procura ?

Lifestyle

Começou o maior evento de design português

“É o evento mais importante na área da cultura do design realizado em Portugal”, antecipa José Bártolo, curador-geral da primeira edição da Porto Design Biennale, que arrancou esta sexta com a exposição “Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo” (Casa do Design de Matosinhos), assinalando a presença de Itália como país convidado do certame, e com “Millennials – Design do Novo Milénio” (Galeria Municipal do Porto, às 22 horas).

O programa, que se reparte pelo Porto e por Matosinhos, e que se estenderá até 8 de dezembro, conta com 200 artistas e 20 curadores nacionais e internacionais, num total de 10 exposições, conferências, workshops e uma instalação no espaço público. A missão? Refletir sobre a prática e produção do design em Portugal e de Portugal para o mundo.

Esta Bienal vem consolidar “a presença do território cultural comum no panorama internacional de design”, afirmou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, quinta-feira de manhã, na conferência de imprensa de apresentação do evento. “Queremos projetar as nossas cidades e a região para competir a nível internacional”, acrescentou Luísa Salgueiro, autarca de Matosinhos. As duas autarquias contribuíram com 1,4 milhões de euros para a edição, que tem um orçamento que ultrapassa 1,7 milhões.

Leia mais em Jornal de Notícias.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA