De que está à procura ?

Lifestyle

Clean Feed Records: um «case study» mundial a partir de Lisboa

{mosimage}A Clean Feed Records, uma editora discográfica lisboeta, está neste momento a fazer vibrar os bastidores do Jazz mundial.

A Clean Feed tem conquistado prémios e reconhecimentos por parte de críticos de Jazz espalhados pelo mundo, inteiramente por causa da qualidade e inovação dos músicos que divulga.

Com cerca de 140 títulos lançados no mercado mundial desde 2001, ano da sua criação, a Clean Feed veicula sobretudo os novos talentos de qualidade que passam pelos «hot clubs» de Nova Iorque, divulgando estilos inovadores do «free jazz» contemporâneo. Os Estados Unidos são o seu principal mercado de vendas.

A estratégia nova-iorquina rendeu-lhe o reconhecimento de Editora do Ano 2008 pela revista «All About Jazz», tendo sido considerada nos dois últimos anos uma das cinco melhores editoras discográficas de jazz em todo o mundo.

Três das edições da Clean Feed – incluindo «Life Between» da pianista e compositora Angelica Sanchez – foram nomeadas para Albuns do Ano pela mesma revista de referência, o que é um feito difícil de conseguir e atesta a qualidade das sua edições.

Na opinião de muito críticos e apreciadores da cena jazz (veja-se o blog «Like Rain Whispers Mist» de Michael McCaw, por exemplo), a Clean Feed lançou em 2008 trabalhos mais inovadores e interessantes do que as grandes editoras do género, como a Blue Note, a Verve ou a ECM.

«As grandes editoras simplesmente não estão a gravar novos músicos de qualidade. Não apostam. Cabe-nos a nós a tarefa de captar e documentar toda uma nova era de Jazz emergente… E Jazz tem tudo a ver com a descoberta de novos sons e a autenticidade de novos músicos», declarou à agência Reuters Pedro Costa, um dos responsáveis da editora.

Pedro Costa acrescenta que a Internet e um portfólio de contactos internacionais, bem como o recurso a um esquema de distribuição global, ajudaram ao sucesso internacional da pequena empresa.

Apesar da distância que os separa dos «hot spots» do Jazz internacional, Pedro Costa prefere trabalhar em Lisboa. Afirma que «em Nova Iorque, seria como estar preso no interior de uma cave; a partir de Lisboa a Clean Feed observa melhor o que se passa no mundo do jazz contemporâneo».

Visite:
www.cleanfeed-records.com

 

 

[ Mais noticias em Bomdia.Netpaper.lu

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA