De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Mundo

Boas notícias: número de fumadores no mundo está a diminuir

A Organização Mundial da Saúde celebrou a notícia de que o número de usuários de tabaco no mundo está a baixar. A informação consta do Relatório Global sobre Tendência e Prevalência de Tabaco 2000-2025.

Mas para a agência da ONU, a tendência só será mantida se os países investirem mais no combate ao produto. As doenças causadas pelo uso de tabaco matam 8 milhões de pessoas por ano.

O número de usuários é de 1,3 mil milhões contra 1,32 mil milhões em 2015. A OMS afirma que 60 países estão a cumprir as metas globais voluntárias para reduzir em 30% o uso de tabaco entre 2010 e 2025. Há dois anos, apenas 32 nações estavam nesta condição.

Milhões de pessoas foram salvas por causa destas medidas, que integram a Convenção Quadro sobre Controle de Tabaco, Fctc na sigla em inglês, e Mpower. Para a agência da ONU, esta é uma grande conquista na luta contra a epidemia de tabaco.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que os resultados são animadores, ‘mas ainda há um longo caminho a percorrer e a empresas de tabaco devem continuar usando todos os recursos para justificar os lucros gigantescos que tiram das suas mercadorias letais.’