De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Aplicação Registo Viajante divulgada na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa que encerrou este domingo 17 de março.

Na feira foi possível visitar, no pavilhão 4, o stand onde são divulgadas as responsabilidades do MNE nas áreas da proteção dos cidadãos portugueses no estrangeiro e do apoio consular. Este apoio é cada vez mais relevante numa altura em que é crescente o número de cidadãos portugueses em mobilidade no estrangeiro, por motivos de estudo, trabalho ou turismo.

No stand eram dadas também informações sobre conselhos para os viajantes, sobre o funcionamento da aplicação para Android e iOS Registo Viajante, sobre a necessidade de ser respeitada a estadia máxima de 90 dias nos EUA no quadro do programa visa waiver, assim como sobre os programas de mobilidade jovem que existem com 9 países de 3 continentes.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visitou o certame, no dia 15 de março, e elogiou o trabalho desenvolvido, na área da proteção consular e no acompanhamento de situações de emergência, pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas. Evidenciou a função do Gabinete de Emergência Consular, que está ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana. E destacou ainda a relevância da aplicação “Registo Viajante”, que permite, através de telemóveis ou “tablets”, um contacto rápido com os serviços de proteção consular.

Houve ainda apresentações sobre aquilo que podem os serviços consulares fazer pelos cidadãos em caso de emergência consular, mas também sobre o funcionamento da aplicação móvel, esta última a cargo da empresa que a desenvolveu.

A visita contou com a presença do Diretor-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Embaixador Júlio Vilela, do presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, Pedro Costa Ferreira e de responsáveis do MNE nas áreas de Informática, Apoio Consular e Emergência Consular, respetivamente Mário Miranda Duarte, Cláudia Boesch e Teresa Nunes de Matos.