De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Mundo

Alunos de origem portuguesa recebem diplomas de mérito na Califórnia

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e o Embaixador de Portugal em Washington estiveram na cidade californiana de Hilmar, local onde participaram, a 14 de maio, na cerimónia de entrega de diplomas aos melhores alunos de português da Middle School (6º ao 9º ano) e visitaram ainda a Elementary School.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) há mais de 300 alunos a estudar a língua portuguesa nestas escolas, uma vez que “as novas gerações procuram aprender o idioma para poderem comunicar com os avós e assim explorar a herança cultural das suas famílias”.

No dia seguinte, os responsáveis visitaram uma escola secundária em San José, também ela no estado da Califórnia, “onde dialogaram com jovens do 9º e 10º ano”, cujas origens “remontam a países de língua oficial portuguesa”.

Recorde-se que o Estado Português reforçou, ainda este ano, a aposta no ensino da língua portuguesa naquele estado, através da colocação do adjunto de coordenação do ensino da língua, Duarte Pinheiro.

Para além do papel principal desta iniciativa, as visitas proporcionaram também sessões de esclarecimento acerca do acesso ao Ensino Superior em Portugal: “a Subdiretora Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves, explicou as vantagens de estudar e investigar em Portugal e explicou as vantagens existentes os cidadãos emigrantes e lusodescendentes”, garante o MNE em comunicado.