De que está à procura ?

alemanha
Lisboa
Porto
Berlim, Alemanha
Europa

Porto entre as cidades europeias mais acessíveis a pessoas com deficiência

A cidade do Porto é uma da pré-selecionadas para o prémio Access City 2022, que reconhece os esforços de uma localidade para se tornar mais acessível às pessoas com deficiência.

As cidades vencedoras demonstrarão as melhores formas de facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos espaços públicos e privados, incluindo habitação, locais de trabalho, transportes públicos, parques infantis e tecnologias de informação e comunicação, segundo um comunicado.

Este ano, concorreram 40 localidades ou regiões urbanas com mais de 50 mil habitantes e os vencedores da 12.ª edição do prémio serão anunciados em 03 de dezembro, tendo sido selecionado o Porto e outras cinco finalistas – Barcelona (Espanha), Helsínquia (Finlândia), Lovaina (Bélgica), Luxemburgo (Luxemburgo), Palma (Maiorca, Espanha) -, uma das quais ficará em primeiro lugar.

Nesta edição, será ainda atribuída uma menção especial à cidade que mais fez para tornar as suas estações acessíveis às pessoas com deficiência durante o Ano Europeu dos Caminhos-de-Ferro.

O prémio recompensa e celebra a vontade, a capacidade e os esforços de uma cidade para se tornar mais acessível e ainda para garantir a igualdade de acesso aos direitos fundamentais, melhorar a qualidade de vida da população e assegurar que todos os seus cidadãos, independentemente da idade, grau de mobilidade ou faculdades, tenham o mesmo acesso a todos os recursos e lazeres disponíveis.

#portugalpositivo