De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Açores: Povoação submetida a cordão sanitário

O concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, vai ser submetido a um cordão sanitário devido à existência de transmissão local de covid-19, anunciou este fim de semana a Autoridade de Saúde Regional dos Açores.

Tiago Lopes, responsável pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores, declarou no ‘briefing’ diário sobre a situação da pandemia de covid-19, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, que, no caso de São Miguel, “há uma clara transmissão local” em função dos casos positivos que foram identificados, daí a opção pelo cordão sanitário na Povoação.

O responsável referiu que se pretende desta forma “conter a população, identificar os casos próximos e proceder à respetiva colheita de amostras” para posterior análise laboratorial.

“Esta situação já tinha sido ponderada no primeiro caso suspeito nos Açores, na ilha Terceira. No caso concreto de São Jorge, também esteve em cima da mesa esta possibilidade, como, mais recentemente, também no caso de São Mateus, também na ilha Terceira. Ao contrário do que acontece na Povoação, devido ao trabalho que se fez, logo de imediato, de identificação dos contactos próximos dos casos positivos, o seu número não justificava uma paragem da normal circulação daquelas comunidades”, explicou.

Tiago Lopes declarou que, no caso específico da Povoação, vão ser realizados mais testes para apurar a intensidade” da disseminação do vírus naquela vila agora sob confinamento obrigatório.